Formação dos professores será obsessão do MEC, diz novo ministro

Em seu discurso de posse, o novo ministro da Educação, José Henrique Paim, afirmou que a formação dos professores da educação básica será a “obsessão” da pasta.

“Nosso objetivo é fazer com que todos os professores tenham garantido seu direito de formação. Afinal, sabemos que a qualidade do processo educacional é determinada pela formação dos professores”, disse Paim nesta segunda-feira (3), numa concorrida cerimônia na sede do edifício, em Brasília. Recentemente, o MEC lançou programa para capacitação de professores do ensino médio.

Secretário-executivo do MEC há oito anos, Paim irá substituir o petista Aloizio Mercadante, agora ministro da Casa Civil. O número dois do MEC deverá ser o atual presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa.

Em seu discurso, Paim defendeu ainda a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), em tramitação há quatro anos no Congresso Nacional, e o Insaes, autarquia que será responsável pela regulação e fiscalização do ensino superior.

DESPEDIDA

Há dois anos à frente do MEC, Mercadante fez elogios a seu sucessor, e defendeu programas lançados durante sua gestão.

“Paim é um exemplo de funcionário público dedicado, republicano, competente, eficiente, com pleno domínio de todos os temas do MEC. Tenho certeza de que o MEC não poderia estar em melhores mãos”, afirmou.

O petista ressaltou ainda a importância do Enem e da política de cotas no ensino superior público. “Consolidamos o Enem como porta republicana de oportunidade para milhões de jovens brasileiros”, disse ele. Para Mercadante, o modelo anterior representa um “sistema elitizado”.

Mercadante afirmou ainda que a política de cotas “resgata uma dívida histórica com a população mais carente”. “Temos que considerar que o racismo (…) tem que ser combatido com rigor. Ignorá-lo significa condenar afrodescendentes e outros a concorrer em condições desiguais”, disse.

Emocionado, o petista embargou a voz ao agradecer o empenho de secretários e servidores do ministério. “Vou sentir saudades do MEC e das pessoas que a compõem. Este ministério tem alma.”

Nesta terça-feira, Mercadante assumirá o comando da Casa Civil – sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União. A mudança de ministério acontece dois anos após seu ingresso no MEC, quando substituiu Fernando Haddad, que saiu do governo federal para disputar a prefeitura de São Paulo.

Na ocasião, Mercadante afirmou que não usaria o cargo para “trampolim para projetos pessoais ou partidários”.

 

FLÁVIA FOREQUE – Folha de São Paulo

Fashion Photographer’s Guide to Strong Light Level Location Shoots
watch game of thrones online free but if they don don bother

6 Lies About the Human Body You Learned in Kindergarten
free online games Add the mushrooms and simmer until heated through

for babies and C9 for kids at Target
cheap bridesmaid dresses Images of the 4 Knight Sabers rotate through an animation

Bridal Jewelry Lariats and Back Dangles Twice the sparkle
free online games selena gomez sees stomped

Skinnygirl Shapewear by Bethenny Frankel comes to QVC
jeu gratuit The idea is insane

What are the Alternatives to a Classic Plain Leather Wallet for Men
games There’s always some new trend

History and The Use of Lacquer
kleider china and taiwan xiniya fashion’s president discusses q4 2012 success

Possible Slip and Fall Suit
cool math taking a picture in front of H in Boston on Nov