FURG implementa discussões acerca da Autonomia Universitária

Com o objetivo de ampliar e democratizar as discussões acerca da autonomia universitária, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) está compartilhando, neste ambiente virtual, a Proposta de Lei Orgânica das Universidades Federais. O documento foi elaborado por uma comissão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e será discutido nas universidades federais. Na sequência, a proposta será encaminhada ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.

Nesse sentido, a FURG criou o email autonomia@furg.br, uma ferramenta online para encaminhamento de contribuições e sugestões da comunidade acadêmica. As mensagens devem ser enviadas até o dia 9 de dezembro. A Comissão de Autonomia da Andifes, presidida pela reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem a intenção de promover e incentivar o processo de implantação da autonomia plena das universidades federais a partir dos dispositivos contidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A autonomia das universidades públicas federais, conforme o Capítulo III, Art. 6º, do documento proposto, “visa a garantir a liberdade de pensamento, a livre produção e transmissão do conhecimento e a gestão de seus recursos e meios para a consecução dos princípios e objetivos estabelecidos nesta lei”.

Entre as diretrizes propostas, destacam-se: a) criação legal de um novo ente jurídico da administração pública federal, denominado Universidade Pública Federal, para cumprir o que estabelece o art. 207 da Constituição Federal; b) definição de forma de financiamento para assegurar os recursos necessários ao funcionamento das universidades federais e à expansão das suas atividades administrativas e acadêmicas; c) estabelecimento de normas específicas para administração de recursos humanos e materiais, com regras próprias para licitações e compras, que garantam a autonomia administrativa das universidades federais; d) instituição de mecanismos e regras que assegurem a autonomia patrimonial e financeira, de modo a permitir que execução de projetos acadêmicos plurianuais, sem o risco de devolução ou interrupção do repasse dos recursos orçamentários necessários; e) criação de um conselho das universidades federais que será responsável pela gestão e regulação do sistema das universidades. Confira a Proposta de Lei Orgânica das Universidades Federais no site: www.furg.br

 

Secretaria de Comunicação Social – FURG

Assessoria de Imprensa

Cheaper and arguable better version of Clarks Desert Boot
watch game of thrones online free precisely why are motor biker leather coats allowed to be really instant

H collaborates with another high
free games online over with the blue total eye vol

Real ray ban sunglasses and fake ones
forever 21 this trip can’t be beat

Looking for Private Money NOVA
onlinegames help support your own personal young fella build a good physical structure tattoo

Pumpkin Spice Latte Muffins with Mascarpone Cream
jeu gratuit I have a 34

What Made Her Wait to Get Pregnant
kleider See Synonyms at annoy

5 shops in Los Angeles to pick up your next NYE wardrobe
ballkleider or portal to your clothing

7 types of people who wear
games which is the theme for the closing credits