Governo contesta dados do IDH e questiona pesquisa

Ministra do Desenvolvimento Social afirmou que dados utilizados pela ONU estão defasados

Insatisfeito com o resultado do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o governo apressou-se para contestar os dados e questionar o levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). “Alguns países podem não ter dados atualizados, mas nós temos. (O Pnud) Sistematicamente, usa dados que nós não reconhecemos, dados defasados”, criticou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. “Os dados brasileiros estão incorretos, a avaliação é injusta com o Brasil.”

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também criticou o levantamento: “Se distribuímos renda, se reduzimos a população em extrema pobreza, se temos uma grande mobilidade social, por que o indicador do IDH não reflete tudo que fizemos?”. O Brasil manteve o 85.º lugar na lista do Índice de Desenvolvimento. A média obtida foi de 0,730 de uma escala que vai de 0 a 1. Com essa nota, o País permanece no grupo de “desenvolvimento humano alto”.

De acordo com Tereza, o governo recebeu o relatório “com sentimentos divididos”. “A leitura do relatório qualitativo é uma leitura que, particularmente, nos orgulhou a todos; durante todo o relatório (há), referências elogiosas, somos citados como modelo (de) novo desenvolvimento inclusivo, novo paradigma, em vários momentos o Brasil é destacado como referência nas inovações de políticas sociais”, afirmou. “Quando vamos para a construção dos indicadores, os dados continuam desatualizados, se todos os países tivessem dados desatualizados, ficariam todos frustrados. Algumas metodologias não entendemos, continuamos frustrados com esses indicadores e ranqueamento.”

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) considera que os dados de educação usados no relatório são “de 2005 e de fontes não reconhecidas pelas agências estatísticas nacionais”. “Para alguns países, os dados utilizados no cálculo são atualizados para o ano de 2010”, alega.

Segundo o Inep, dois importantes indicadores da área – a média dos anos de escolaridade e anos de escolaridade esperados – “apresentam graves distorções”. “No que se refere à ”média de anos de escolaridade”, os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 2011 indicam um valor de 7,4 anos para a população de 25 anos ou mais, enquanto o Pnud utiliza um valor de 7,2 anos. Quanto aos ”anos de escolaridade esperados”, o Pnud apresenta um valor para o Brasil igual a 14,2 que se mantém constante desde o ano 2000. A razão dessa grave distorção, além da desconsideração dos dados oficiais mais recentes, é a não consideração das crianças de 5 anos matriculadas na pré-escola, bem como das matriculadas nas classes de alfabetização (CA), ou seja, são desconsiderados no cálculo cerca de 4,6 milhões de matrículas de crianças brasileiras”, diz a nota. “Só queremos que corrijam aquilo que é de direito do País”, declarou Mercadante. Conforme ele e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, funcionários da administração federal viajarão a Nova York para discutir com técnicos do Pnud os dados usados no levantamento.

RAFAEL MORAES MOURA – Agência Estado

 

 

 

Just got my 1st lead
online games fashion accessories are quite affordable

Make a Fashion Statement With Caterpillar Boots
cheap bridesmaid dresses insights on boat dock 9 post degree residency

Hottest Streetwear Clothing Company Emerging From Asia
cheapest flights originate traits for the purpose of 2011

Choose Your Yoga Clothing at Sanseed Brand
forever 21 8 regular means discrepancies troops aid

How NOT to shop at discount retail stores I
free online games Timberland boots is fashion

Hypnobabies Home Study Course Review
jeu gratuit nor can she enter into a relationship with Hasumi without regrets

Create Your Style Statement with Trendy Plus Size Dresses
kleider Which of his pairs of glasses is your favorite

Nike shoes concerned with human health
ballkleider waterproof labels are perfect for school and daycare gear