Governo Dilma oferece reajuste de até 45% para professores em 3 anos

Professores de universidades federais, em greve há quase dois meses, receberam nesta sexta-feira proposta da gestão Dilma de um reajuste salarial entre 12% e 40%. Somado a aumento já concedido em março, o reajuste máximo chega a 45%.  A oferta inclui os docentes de institutos federais. Ao todo, abrangerá 143 mil servidores, entre ativos e inativos.

O aumento, diz o Ministério do Planejamento, será dado ao longo de três anos e terá impacto de R$ 3,9 bilhões nos cofres públicos –o orçamento do Ministério da Educação, em 2012, é de R$ 85 bilhões. Apesar de reconhecer avanços, sindicatos dos docentes também apontaram falhas na proposta e não deram prazo para o fim da greve.

“Do jeito que está, não contempla nossas reivindicações, que é uma carreira atrativa para todos os níveis. Vamos encaminhar a proposta às bases para avaliação”, disse Marinalva Oliveira, presidente do Andes, o sindicato nacional.

Os maiores reajustes serão concedidos a docentes com maior titulação. Doutores, por exemplo, terão de 30% a 40%. Já os professores com título de mestre, de 25% a 27%.

“Para o governo, essa proposta vai além do que vinha sendo colocado na mesa de negociação e representa o compromisso da nossa presidenta com a educação”, disse a ministra Miriam Belchior (Planejamento), em entrevista coletiva. Uma nova reunião entre governo e entidades está agendada ainda neste mês.

O governo enfrenta uma onda de greves e paralisações de servidores. Os professores, vinculados ao MEC, foram os primeiros a receber uma proposta concreta. A pasta era comandada, até janeiro, pelo petista Fernando Haddad, candidato à Prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano.

Sobre a proposta ter ocorrido após dois meses de paralisação, o governo diz que a greve foi precipitada, já que tem até agosto para concluir a proposta do orçamento de 2013.

Outra mudança proposta pelo governo foi a redução das etapas para se atingir o topo da carreira, uma das demandas dos docentes. Os atuais 17 degraus passarão a 13.

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) reconheceu, porém, que não há previsão para as demandas de técnicos administrativos de universidades e institutos federais, em greve há um mês.

 

Capri Pants for Petite Women
watch game of thrones online free so what color of the bridal gowns can you slip on employing your skin

Mens Underwear Has Started To Play Its Major Role
free games online The event that suffered from this the most was the masquerade

Find The Way To Present Your Fashion Design Items To The Public
free online games way politics

at Black Women in Hollywood Luncheon
forever21 Sales of leather accessories

The Best Fashion Design Schools in California
onlinegames gwyneth paltrow dives into the living space

How to Render a 2D Design to a 3D Design
jeu gratuit this brand is designed for the broadest range of customers

Clothing That Sometimes Make You Look Like An Idiot
miniclip the trial and error might just go on forever

Discount Gucci Shoes Outlet online
ballkleider I understand their a bit long