Greve dos professores chega ao fim em Ouro Preto e no Amazonas

A greve dos professores chegou ao fim em 39 de 57 universidades federais como um todo ou apenas em alguns câmpus. Na quarta-feira, 12, as universidades federais do Amazonas (UFAM), Maranhão (UFMA), Uberlândia (UFU), Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Ouro Preto (UFOP) e Paraíba (UFPB) decidiram pela volta. Das 59 instituições federais de educação superior, duas não aderiram às paralisações – as federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Itajubá (Unifei). 

Quanto aos institutos federais de educação, ciência e tecnologia, 37 decidiram encerrar o movimento por completo. Entre eles, o do Rio Grande do Norte, o único em que houve greve geral. Apenas quatro mantêm paralisação parcial.

O Ministério da Educação tem acompanhado a volta das atividades acadêmicas ao receber e analisar o planejamento das instituições para a reposição dos dias parados. De acordo com o secretário de educação superior do MEC, Amaro Lins, instituições que oficialmente ainda não definiram, em assembleia, o fim da greve já estão retomando as aulas, segundo as próprias reitorias. “Independentemente de uma decisão formal dos sindicatos, temos percebido que a greve está em processo de encerramento e há ampla retomada das atividades em diversos cursos”, afirmou.

O governo federal encerrou as negociações com os sindicatos dos docentes e com todas as outras categorias, pois a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi encaminhada ao Congresso Nacional em 31 de agosto. Após o envio, o Congresso Nacional rejeita a inclusão de novos valores para questões salariais.

Valorização — Na proposta de carreira dos professores das universidades e dos institutos federais, apresentada previamente às entidades representativas dos professores e enviada ao Legislativo, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes. O aumento prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste mínimo de 13% a partir de março do próximo ano. Para a concessão do reajuste, o governo liberou, no orçamento, recursos de R$ 4,2 bilhões.

 

How Can Stress Balls Cause You Benefits
watch game of thrones online free or Urban Decay

Comfort Sandals For Walking And Everyday Wear
free games online EUROPEAN GIGILO Sony Rob Schneider takes his ho act across the drink

Study Overseas for Higher Education
free online games The fashion of the 1970s was largely influenced by the previous decade

Analog Wrist Watches Are Still In Fashion
mermaid wedding dresses retro forms tenet food staples soul grows into clothing fashion runway in support of throwbacks jers

the Girls and Boys Clothing Debate
free online games fashion and as a result city life style around 1860

Los Angeles fountain of youth
miniclip Fashion Tips for the Dunlop DisorderIt beats the heck out of me

A Short Guide to Spring Summer Sandals
kleider The material the clamps are made of should also be considered

What To Wear In The Winter
cool math games Ingnue Gamine Sailor SkirtThe nautical look is big for the gamine