Grupo inicia processo de elaboração do Planejamento Estratégico e revisão do PDI da UFAM

Durante a primeira Oficina de Planejamento do Grupo Executor, o G40, representantes dos docentes, dos técnico-administrativos e dos discentes da Universidade foram apresentados à metodologia e aos conceitos que serão utilizados na elaboração do Planejamento Estratégico e da revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional. Realizaram ainda a avaliação das dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A reunião ocorreu no dia 3 de outubro, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES).

Esse primeiro encontro do G40, intitulado kick-off (início dos trabalhos), foi o momento para definir os objetivos do grupo e as regras utilizadas ao longo do processo que será finalizado em seis meses. “Como o grupo executor possui 40 membros, foi necessária a formação de cinco grupos com oito. Nessas equipes menores, buscou-se a formação democrática, participativa, com todos os níveis de representação em cada uma: professores, alunos e técnicos”, explicou o professor e consultor João Roberto Peres, da FGV Projetos, ao que acrescentou a necessidade de eleição de líderes, ou seja, as pessoas responsáveis por apresentar as decisões dos grupos.Líderes apresentaram as avaliaçõesLíderes apresentaram as avaliações

Feita a distribuição, os trabalhos do turno matutino foram iniciados. Segundo o professor Peres, há dois grandes desafios ao se planejar algo: “traduzir o pensamento em números” e “transformar estratégias em ações”. O consultor refere-se, em especial, à autoavaliação que os grupos realizaram acerca das dez dimensões estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Sinaes, dentre as quais Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Apresentação dos grupos

Dentre os quesitos avaliados através do Sinaes estão a “Política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão” e a “Responsabilidade social da IES”. O grupo 01, cuja líder é a diretora da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), professora Nair Chase, avaliou que esses são pontos positivos da UFAM. “Cremos que os colegiados são representativos, diligentes e dão respostas rápidas”, disse a líder do grupo. No quesito responsabilidade social, a avaliação foi de que os trabalhos realizados pela Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), através de seu Parque Científico e. Tecnológico para Inclusão Social (PCTIS), e pela Pró-Reitoria de Extensão e Interiorização (Proexti), por meios das ações extensionistas, contribuem muito para uma boa avaliação da “Responsabilidade Social da UFAM”.Primeira etapa foi conhecer o trabalhoPrimeira etapa foi conhecer o trabalho

Líder do grupo 03, a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), professora Sônia Carvalho, ressaltou a importância de um encontro como esse para que também as próprias unidades conduzam de forma eficaz seus planejamentos. Segundo ela, a Política de Plano de Carreira para Docentes é positiva, pois a UFAM cumpre a lei e segue o plano estabelecido pelo MEC. Além disso, o Plano de Capacitação para Docentes também é adequado. “Na UFAM mais de 70% dos professores têm doutorado; isso mostra a rápida progressão na carreira após o ingresso no quadro docente”, disse.

Técnicos & Discentes

Além de professores que atuam em cargos de gestão, também fazem parte do grupo executor representantes dos discentes dos técnico-administrativos em Educação (TAE). A participação de todos os segmentos da Universidade mostra o aspecto democrático da construção do Planejamento Estratégico e da revisão do PDI. Discussões em grupos heterogêneos Discussões em grupos heterogêneos “Esse é um importante instrumento para avaliar erros e acertos e para criar novas metas e disso, novos padrões”, avaliou a acadêmica de Ciências Farmacêuticas Aretha Omena. Como membro do Centro Acadêmico (Cafarma), Aretha frisou ainda que o novo modelo de representação favorece que sejam apresentadas visões distintas de todas as áreas que compõe os cursos da UFAM.

O TAE Elder Barbosa, do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) de Humaitá, também sente a responsabilidade de ser um dos representantes dos servidores técnicos num processo tão importante para a Universidade. “É um momento ímpar e democrático em que a instituição se propõe a ouvir pessoas de todos os segmentos”, frisou. “Através da nossa experiência na atividade administrativa, percebemos que os desafios podem ser solucionados de forma conjunta, inclusive entre as unidades da capital e as unidades do interior”, lembrou Elder, ao elogiar o intenso trabalho de grupo realizado nesse primeiro encontro do G40.

Ascom UFAM

Is it safe to be healthy here
watch game of thrones online free Even in the depths of winter

Alternative Advertising for Mobile Home Investors
mermaid wedding dresses I should not have Googled that phrase while at work

The Fashion Of A Princess
cheap flights Supreme Popularized by tyler the creator and odd future although yes

more Fashion and Elegant on you
free online games it certainly will make your life less stressful

A Tribute To Japanese Men’s Fashion
jeux fr Clothing with vertical stripes

Set A New Fashion Trend With Apron Sink
kleider these are important parts of their attire

Polka Dot Luggage And Polka Dot Handbags
ballkleider Next time you on the subway

A Collection of Resources and Ideas
cool math BLACK AND GREEN OLIVE TAPENADE