HU-UFGD e Ebserh se empenham pela construção da Unidade da Mulher e da Criança

O Hospital Universitário da Universidade da Grande Dourados (HU-UFGD), em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), tem avançando nas discussões sobre a elaboração dos projetos faltantes para a construção da Unidade da Mulher e da Criança (UMC – antes denominado IMC), anexo que será erguido junto ao HU-UFGD e que abrigará todo o atendimento à linha materno-infantil da instituição.

Em Brasília, no mês de maio, foi assinado termo de cooperação entre a Ebserh, o HU-UFGD, por meio da UFGD, e a Unops, parceria que resultará na elaboração dos projetos estruturais do prédio da UMC, com previsão de término ao final de 2015. Nessa primeira etapa, serão empregados R$ 1,1 milhão provenientes do Programa Nacional da Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh.

Na manhã de hoje (18), a Superintendência do HU-UFGD conversou por videoconferência com um grupo de colaboradores da Ebserh e da Unops que está responsável pela evolução dos novos projetos e a análise dos já existentes – elaborados pela empresa que venceu a licitação para realizar os projetos, mas não os entregou em sua totalidade, atrasando todo o processo de construção da Unidade.

Essas reuniões têm sido frequentes, pois a Ebserh e o HU-UFGD estão empenhados em tirar do papel esse projeto que atenderá mais de 800 mil habitantes, suprindo uma demanda local de benefícios à saúde feminina e infantil, além de hospedar um grande centro de pesquisa, de ensino e de formação de novos médicos.

Atualmente, as atividades estão em fase de definição de plano de trabalho, apresentação de relatório técnico sobre o projeto já existente e início da elaboração do programa de necessidades do hospital. Uma delas é a adequação da futura estrutura do UMC às da Rede Cegonha, programa adotado pelo HU-UFGD que busca assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez e ao parto, bem como garantir às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Garantia

Em encontro com representante do Ministério da Saúde no início do ano, a Ebserh e a UFGD, na presença do deputado federal Geraldo Resende, receberam a confirmação de que esse planejamento tomará corpo e se tornará realidade no que depender da destinação de recursos por parte do órgão. Hoje, a obra está calculada em aproximadamente R$ 35 milhões, estando isenta dessa previsão a equipagem do local.

Após a conclusão dos projetos, será realizada licitação para a contratação da empresa que efetuará a obra. Acompanhado pela Unops, o processo licitatório e a construção do prédio serão otimizados, com menos riscos, maior rapidez e melhores custo-benefício e qualidade.


Bianca Cegati Ozuna
Chefe da Unidade de Comunicação
Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD)