IFES do RN se unem em torno de políticas públicas para desenvolver o estado

“Tecnologia e conhecimento têm que estar presentes em qualquer processo de desenvolvimento. Por isso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte se sente na obrigação de mostrar à sociedade potiguar o que pode fazer para ajudar o Rio Grande do Norte a conquistar o complexo logístico HUB da Lattam para a Região Nordeste”.

A resposta da reitora da UFRN em nome do Grupo de Trabalho das instituições de ensino superior presentes no encontro promovido pelo Governador do RN, Robinson Faria, na semana passada, contextualiza como universidades e institutos podem contribuir para a conquista e instalação do HUB da Lattam no Aeroporto Internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

Em 15 dias, o Grupo de instituições de ensino superior, juntamente com o sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, deve concluir um documento detalhando o potencial de formação de mão de obra continuada por parte dos dois segmentos.

Lição de casa

Desde 2011 a UFRN pesquisa, estuda e oferta formação profissional técnica para jovens matriculados no ensino médio nos municípios da Região Metropolitana da Grande Natal. Nesse período, preparou mais de 50 mil deles, por meio de 60 cursos técnicos da área da saúde, comércio, agricultura, aqüicultura, logística, construção civil, entre outras.

Outras ações voltadas para esse fim estão em andamento na UFRN, como a implantação 400 km de infovia na Região Metropolitana da Grande Natal, espaço alvo do Hub da Lattan, e o direcionamento de pesquisa, de inovação e mais cursos de capacitação para áreas de prestação de serviços e do empreendedorismo.


(Sirleide Pereira – Ascom-reitoria/UFRN)