Inaugurada Biblioteca Virtual da América Latina

A Fundação Memorial da América Latina lançou na última sexta-feira, dia 13 de fevereiro, a Biblioteca Virtual da América Latina (BV@L). O projeto, que conta com apoio da Fapesp, traz já no início informações da coleção de vídeos e do acervo bibliográfico da Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, cujo acervo especializado em artes e humanidades tem mais de 25 mil registros.

Assim como a Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da Fapesp (BV-CDi), , a BV@L utiliza a tecnologia BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), desenvolvida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme).

De acordo com a coordenadora operacional do CDi da Fapesp, Rosaly Favero Krzyzanowski – que integrou a comissão consultiva responsável pela implantação do projeto -, a BV@L era há anos uma aspiração da Fundação Memorial, mas a instituição ainda não tinha à disposição a tecnologia de informação necessária para a implementação. "Em 2007 foi estabelecida uma parceria com a Fapesp, com a finalidade de transferir à equipe do Memorial a experiência acumulada pela equipe da BV-CDi", disse Rosaly. Segundo ela, o sistema BVS é voltado para a área médica, mas foi adaptado para o uso em ciência e tecnologia na ocasião da implantação da BV-CDi, permitindo a montagem de indexadores e planilhas capazes de incluir os dados necessários para a Fapesp.

"Essa experiência de customização permitiu que apoiássemos o Memorial na construção de sua biblioteca virtual. A função da BV@L será a promoção da integração dos países latino-americanos por meio da reflexão sobre a informação cultural disponível nos países do continente", afirmou.

Com a conclusão da fase de desenvolvimento, o Memorial assumiu a gestão da biblioteca virtual. "A instituição tem uma equipe técnica que está fazendo a indexação dos conteúdos", disse Rosaly. A coordenação técnica do projeto é de Marcia Rosetto, especialista em sistemas automatizados e responsável pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP).

A BV@L está sendo lançada com algumas bases bibliográficas, sendo que todo o acervo da Biblioteca Victor Civita já está indexado. Uma série de diretórios indica o que está ocorrendo atualmente no continente na área cultural.

"O portal seguiu o conceito da BV-CDi: não é preciso que absolutamente todos os conteúdos informados estejam disponíveis e digitalizados. O ponto central é informar onde está o material e descrever seu conteúdo. Nossa intenção não é montar um acervo próprio, mas facilitar o acesso aos acervos institucionais", explicou Rosaly.

Diretórios

Os mais de 25 mil registros do acervo bibliográfico da Biblioteca do Memorial consistem em livros, periódicos, folhetos de arte, catálogos e recortes de jornais. Há também mais 10 mil itens pertencentes à coleção André Franco Montoro, do Instituto Latino-Americano (Ilam), doada ao Memorial. Todo esse conteúdo pode ser consultado no local.

Além do acervo bibliográfico, a Biblioteca Victor Civita reúne mais de 2 mil registros de vídeos de ficção e documentários da produção cinematográfica mundial e, principalmente, latino-americana.

A Biblioteca Victor Civita possui ainda a Coleção Produção Científica – composta por cerca de 200 registros das publicações editadas pelo Memorial -, a Coleção Biblioteca Ayacucho – uma das principais coleções sobre a cultura latino-americana, editada na Venezuela desde 1974 – e a Coleção Brasiliana, série da Biblioteca Pedagógica publicada pela Editora Nacional e iniciada em 1931, que contempla ensaios sobre a formação histórica e social do Brasil.

De acordo com Rosaly, além do acesso a todo o acervo da Biblioteca Victor Civita, o portal BV@L também oferece os diretórios de países, de sites e de eventos, bem como as seções "Memorial na mídia", "Acervos especializados", "Bases de dados", "Feiras de livros", "Jornais eletrônicos" e "Revistas eletrônicas".

O diretório de países contempla uma breve descrição sobre cada país integrante da biblioteca virtual, com suas listas de sites selecionados sobre Artes, Arquivos, Bibliotecas, Fundações, Governo, Instituições, Literatura, Museus, Publicações, Turismo e Universidades. Esses temas também correspondem à indexação do diretório de sites.

Já o diretório de eventos apresenta informações sobre os eventos do Memorial da América Latina desde a sua fundação, há 20 anos, em 1989, propiciando uma visualização geral das atividades realizadas sobre exposições, concertos, shows, mostras de filmes, lançamentos de publicações, cursos, oficinas, congressos, seminários, palestras, entre outros tipos de eventos e atividades.

Mais informações: http://www.bvmemorial.fapesp.br

(Agência Fapesp, 11/2)