Inep cadastra professores para elaborar questões do Enade

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu nesta quarta-feira o período de cadastramento de professores interessados em elaborar ou revisar itens para o Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior. As questões serão usadas para compor as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano, previsto para 6 de novembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 27 de julho.

Para se cadastrar, o candidato deve apresentar diploma de graduação emitido e registrado por instituição de educação superior credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e exercer atividade docente na área escolhida. A formação acadêmica mínima exigida depende de cada área de abrangência avaliada pelo Enade de 2011.

Os inscritos com melhor pontuação serão convocados para participar de curso de capacitação, que será realizado de 8 a 13 de agosto, em Brasília (DF). Durante o curso, os professores serão informados sobre normas, procedimentos e critérios técnicos necessários para a elaboração e revisão de itens.

Para a capacitação deste ano, os cursos avaliados pelo Enade de 2011 estão reunidos em três grupos. Cada grupo qualificará os professores em dias diferentes – ao fazer a inscrição, o candidato será informado sobre as datas. Somente depois de participar das atividades desenvolvidas na qualificação o professor será considerado apto a elaborar ou revisar as questões. Durante a formação, os participantes assinarão termo de conhecimento, compromisso e sigilo.

Provas
O exame será aplicado no dia 6 de novembro em todo o País e avaliará cerca de 400 mil estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em Arquitetura, Urbanismo e Engenharia; de bacharelado ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; de licenciatura em Pedagogia, Educação física, Artes Visuais e Música; de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

A partir deste ano, os alunos ingressantes em cursos de graduação serão avaliados com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2009 e 2010.