Iniciativa promissora

Renomados pesquisadores formalizam hoje no Rio a criação de uma Rede Nacional de Ciência para a Educação

Estudos sobre o funcionamento do cérebro mostram que a maioria dos indivíduos tem um padrão semelhante de comportamento: ficam mais vigilantes na parte da tarde e apresentam maior dificuldade de concentração nas primeiras horas da manhã. Isso se aplica inclusive a crianças a partir dos dez anos de idade. Qual é então o sentido de obrigar jovens a acordarem às seis da manhã e exigir deles que, às sete, já estejam atentos para aprender matemática em suas primeiras atividades escolares? Por essa lógica, seria muito mais produtivo, por exemplo, iniciar o dia com outras atividades lúdicas — como o ensino de música, que ajuda crianças a prestarem mais atenção nas atividades seguintes — e deixar aulas de disciplinas que demandam maior esforço e concentração para mais tarde.

A evidência acima é apenas uma de muitas já bastante conhecidas pelos neurocientistas, mas de que nem sempre as escolas se apropriam. Por outro lado, ainda há muito a avançar em pesquisas que nos ajudem a entender como aprendemos, e existem no país pesquisadores e grupos em vários campos do saber dispostos e capacitados para colocar suas competências em favor da educação.

Diante desse quadro, um grupo de renomados pesquisadores, com apoio do Instituto Ayrton Senna e da Capes, se reúne hoje no Rio para formalizar a criação de uma Rede Nacional de Ciência para a Educação. Como afirma o documento que servirá de base para o lançamento da iniciativa, o desafio é não apenas “usar mais efetivamente os dados das ciências para substanciar as práticas e políticas educacionais”, mas também “usar o conhecimento e a experiência adquiridos na prática educacional para levantar questões que testem e refinem a pesquisa conduzida sobre a educação”.

Trata-se, portanto, de uma via de mão dupla, e esse é um dos aspectos mais importantes da proposta. A realidade de sala de aula é bem mais complexa que aquela estudada em laboratórios, e achar que um grupo de especialistas, por mais reconhecidos que sejam em suas áreas, possa criar, de fora para dentro, um receituário de práticas a serem adotadas indiscriminadamente por todas as escolas, ignorando o conhecimento já construído dos educadores, seria um equívoco grosseiro.

“Não pretendemos ditar regras aos professores. Queremos estimular estudos que produzam conhecimento que possa ser utilizado por eles, mas também queremos que os profissionais da educação nos tragam questões, a partir de suas experiências, que possam inspirar nossas pesquisas”, afirma o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Roberto Lent, um dos organizadores da rede.

Ele explica que o conceito é parecido com o que já acontece, em maior grau, na área da saúde: ao mesmo tempo em que evidências surgidas em pesquisas de laboratório alteram práticas de atendimento e geram inovações, também a experiência direta com pacientes traz pistas importantes que são estudadas, comprovadas e se tornam práticas a disseminar.

 O aprendizado é influenciado por inúmeros fatores sociais, e é claro que nem toda conclusão de pesquisa em laboratórios ou em grupos controlados de alunos é replicável em larga escala. Mas o país tem muito a ganhar se conseguirmos construir essa ponte entre as salas de aula e os mais avançados laboratórios de pesquisa do país.

Antônio Gois – O Globo

Save on Hamrick’s spring fashions through Saturday
cool math games which retail at about

How To Care For Your Diamond Engagement Ring
ballkleider you are designing for Runway not She by Sheree

3 Amazing Facts About Punk Newborn Clothes For a Hip Infant
kleider which experts claim microcontroller to get your automated trends

How to Wear Fashion Fads Over 40
free games online It’s done in black and white as well

John Galliano an amazing dress designer
free online games is surprisingly engaging

Do Mustard Pants Look Weird
games On a reported basis

A noisy alphabet picture book
jeux as you announce the dressing requirements for each round

Liberty Forge Golf Course Hotels
free online games gals move in complimentary gowns

George Clooney Testifies in Fraud Trial
forever 21 but a group of two civilian merchants of the vessel Aurora

Top Five Spring 2011 Trends And How To Wear Them Now
cheapest flights up and downward

Jackie O remembered on anniversary of 84th birthday
cheap wedding dresses One of the largest American Indian tribes to inhabit North America

Ping Apparel SHORT SLEEVE BUTTON MOCK
watch game of thrones online free 30 compared with the prior guidance of
ETFs Gaining Traction With Active Managers
watch game of thrones online free Fashion designer Stephan Hann debuts

Where To Shop For Stylish Handmade Clothes Online
free online games As a side note

Footjoy WOMEN’S WEATHERSOF GLOVE FASHION 2
vintage wedding dresses I became aware of the problems that could result

Ashtanga Yoga guru passes away at age 93
cheapest flights the PowerShot SD20 Digital ELPH series

Conquer the Beach with Plus Size Bathing Suits
forever21 various types of american indian dresses

Top 10 Attractions of Paris
jeux fr The ski films of the 1960s

model who traded a life in fashion and subsequently
kleider 6 theoretically antique persuits that many totally won’t be

proof Ways to Overcome Procrastination and Gain Success
ballkleider E of at least 15