‘Internacionalização tem que ser em mão dupla’

   Foto: Givaldo Barbosa (O Globo)

Associação das universidades federais aposta no intercâmbio científico

BRASÍLIA – À frente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o doutor em matemática aplicada João Luiz Martins defende a oferta de cursos de mestrado e doutorado no Brasil em inglês. Para ele, essa seria uma forma de atrair mais universitários e pesquisadores estrangeiros, estreitando vínculos entre instituições brasileiras e a pesquisa de ponta realizada no planeta.

AULAS EM INGLÊS: “As universidades estão trabalhando para que alguns de seus programas ofereçam disciplinas na língua inglesa. Algumas já são ministradas, de comum acordo com estudantes e professor que têm o domínio da língua. Mas nada oficial. Isso precisa ser uma meta importante das universidades brasileiras, em particular das federais. Precisamos construir programas em que a língua inglesa seja a oficial. Fui estudante da Unicamp, no doutorado em matemática aplicada, e uma das disciplinas era em inglês. Isso ocorreu no fim da década de 1990. Os estudantes e os professores decidiram que os seminários seriam assim.”

INTERCÂMBIO: “Estamos preocupados com o aspecto recíproco. É necessário que as universidades federais se coloquem à disposição para receber jovens estrangeiros. E pesquisadores experientes que possam contribuir com nossos grupos de pesquisas. Se você observar, mais de 50% dos doutorandos nos Estados Unidos são estudantes de outros países e que nunca perdem a relação com aquele orientador. Voltam para o seu país, mas a produção científica se faz em parceria com aquele orientador. Precisamos conseguir explicar ao mundo que o Brasil também tem boas universidades e qualidade para receber jovens e pesquisadores experientes.”

MÃO DUPLA: “Quando se busca a excelência e a internacionalização, tem que ser uma mão dupla. Ou seja, além de facilitar que os estudantes (brasileiros) possam ter domínio da língua (inglesa) e saiam para outro país, ao receber o estudante de outro país, se você tem condição de oferecer um curso de língua portuguesa, é importante. E se tem no programa (de ensino no Brasil) a oportunidade de que ele assista a disciplinas na língua inglesa, que é uma língua científica, também seria de grande valor.”

ESTRANGEIROS X BRASILEIROS: “Acho que hoje não temos essa competição. Temos estudantes procurando a pós-graduação, mas o número não é tão intenso a ponto de impedir que a gente abra vagas para pessoas de outros países. Não acredito que possa acontecer uma grande concorrência.”

GRADUÇÃO X PÓS: “É muito complicado comparar o desempenho de uma com a outra. Ambas têm qualidades importantes e são complementares. No caso das federais, a pós-graduação (é melhor). O Brasil já é o 13 colocado no ranking dos países na produção científica. Se a gente fizer uma comparação, seja com a Europa ou mesmo com os EUA, vamos ver que tivemos uma revolução muito importante na pós. E acredito até que isso deve continuar acontecendo.”

REPATRIAÇÃO: “Se, na próxima década, o Brasil fizer o papel dele em relação aos investimentos necessários em ciência, tecnologia e educação, vamos ter condições de receber de volta os jovens que hoje estão saindo do país por meio do programa Ciência sem Fronteiras.”

PÚBLICO X PRIVADO: “É evidente que você tem uma limitação do setor privado em relação à pós-graduação. Ou seja, o percentual de atendimento da pós-graduação no setor privado é muito pequeno, se comparado ao atendimento no setor público. E aí incluo as (instituições) municipais, estaduais e federais. A pós-graduação está muito centralizada nessas instituições públicas. Mais de 90%.”

 

Five Simple Steps to Twitter Optimization
watch game of thrones online free And especially not if you follow him on Facebook and Twitter

Sexy Sleek Looking Skin Tight Jeans
vintage wedding dresses Lolita clothing breaks down into different Lolita styles

Jaime Edmondson heats up football fashion with scorching pictorial
forever21 Spread the nuts in the bottom of the pan

Victoria Beckham Wears Killer Heels and Figure Hugging Dress
free online games With their warming capabilities and flattering shape

Little girl’s summer dress collocation
games in what way ought to a parent dress costume for finding a graduating

Ed Hardy Trendy Clothes for Women
kleider Brian recommends doing the caps in fitted sizes

Jewelry Fashion Tips for Women
ballkleider game room for some group fun

Male Fashions in the 60s 70s
cool math games the best vietnamese attires kind