Jovens e idosos encontram possibilidade de qualificação profissional nos cursos de graduação a distância da UFSCar

Com EaD, Instituição leva Ensino Superior para pessoas em faixas etárias e em condições socioeconômicas diferenciadas

“Ingressei no curso de Educação Musical da UFSCar com 51 anos e me formei com 57. Só tenho a agradecer à Universidade que me proporcionou essa oportunidade. Se não fosse a EaD da UFSCar eu jamais teria a possibilidade de realizar esse curso”, diz emocionado Arlindo Belo de Oliveira, de Itapetininga (SP), formado em Educação Musical (EM), no último dia 12 de abril. Com depoimentos como esse e, após mais de cinco anos atuando com graduação a distância, já é possível observar que vem sendo atingido o objetivo da UFSCar de levar formação e perspectivas de vida melhor a partir da educação para pessoas em faixas etárias e em condições socioeconômicas diferenciadas, contemplando inclusive parcela da população que por muito tempo não teve acesso ao Ensino Superior público.

Aderindo à EaD, portanto, a UFSCar visa a democratização e a socialização do conhecimento que, de outro modo, estaria restrito aos frequentadores presenciais dos centros de formação e pesquisa. Isto porque, por intermédio da educação a distância, a Instituição pode proporcionar oportunidades de formação qualificada a pessoas residentes em cidades distantes de seus campi ou que tenham outras dificuldades para participar de cursos presenciais. Além disso, oferecer cursos a distância vem ao encontro do compromisso histórico assumido pela UFSCar com o ensino público, gratuito e de qualidade e com sua busca pela garantia de condições de acesso e permanência na Universidade a estudantes de diferentes origens e estratos sociais.

Assim como Arlindo, Rita de Cássia Grandizoli Rebouças, 41 anos, de Votuporanga (SP) também formada no curso de Educação Musical, ingressou na Universidade já na maturidade. “Eu não pude realizar esse curso quando era jovem e para mim foi uma conquista. Aliás, acredito que a maturidade me ajudou a desenvolver as atividades de uma maneira muito mais proveitosa”, analisa ela que precisou de equilíbrio para conciliar os estudos com o trabalho, marido, filhos e afazeres domésticos. “Não é fácil. O curso exige muita dedicação e disciplina e é preciso aprender a equilibrar, mas a estrutura oferecida pela UFSCar torna a caminhada mais fácil”, completa Rita.

No que se refere à dedicação aos cursos, a metodologia de EaD implantada pela UFSCar prevê de 20 a 25 horas semanais de estudos, via Internet, além das atividades presenciais nos polos de apoio espalhados por 24 cidades de seis Estados brasileiros. As atividades virtuais ou presenciais são acompanhadas por tutores que procuram evitar que os alunos se sintam sozinhos na caminhada. Os tutores virtuais são responsáveis por pequenos grupos de estudantes, no ambiente virtual de aprendizagem. Cabe ao tutor virtual orientar os alunos no que se refere ao desenvolvimento dos conteúdos e atividades; auxiliar na solução de dúvidas; oferecer retorno das atividades e avaliações realizadas a distância, sempre em sintonia com o professor e com o que foi planejado para a disciplina. Já o tutor presencial desenvolve um conjunto diversificado de atividades pedagógico-administrativas nos polos, prestando atendimento síncrono e local aos alunos.

“A estrutura – tecnológica e humana – que a UFSCar coloca à nossa disposição é fantástica! O que me permitiu, aos 57 anos, aprimorar a minha formação e, consequentemente, aumentar a minha qualidade de vida”, afirma Arlindo. Rita também comemora: “Já sinto que formada com o selo de qualidade da UFSCar as pessoas começam a me olhar de modo diferente! E os tabus e preconceitos em relação à modalidade a distância já estão sendo quebrados. Nós somos a prova do sucesso da EaD da UFSCar e as perspectivas profissionais são muito boas!”
Com o perfil diferente de Arlindo e Rita de Cássia, muitos jovens recém-saídos do Ensino Médio também têm encontrado na EaD da UFSCar uma alternativa mais viável de qualificação profissional. É o caso de Andressa de Oliveira e Eduardo Pigari, que ingressaram na UFSCar com 22 anos e acabam de se formar em Engenharia Ambiental. “Recomendamos!”, enfatizam eles.

Cursos
Desde 2007, a UFSCar oferece cursos de graduação na modalidade de educação a distância (EaD), dentro do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), criado pelo Governo Federal em 2006, como parte importante do esforço de democratização do acesso à Educação Superior, por meio da expansão e interiorização da oferta de oportunidades nesse nível de ensino.

Atualmente, a UFSCar oferta cinco cursos: bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Um novo vestibular está previsto para o segundo semestre de 2013. Mais informações podem ser obtidas no site www.sead.ufscar.br.

João Eduardo Justi – Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos

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