Justiça decide pelo retorno do vestibular na universidade federal

Juiz suspendeu, no início da noite de ontem, a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão que previa o ingresso de estudantes na instituição somente pelo SISU. UFSM pode recorrer

Pouco mais de um mês após a surpresa pelo fim de um dos mais tradicionais concursos de ingresso no Ensino Superior do interior do Estado, a reviravolta. Depois de a realização ou não do vestibular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ter parado na Justiça Federal, o juiz Loraci Flores de Lima decidiu, no começo da noite de ontem, suspender a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que previa o ingresso de estudantes somente pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU). Conforme o vice-reitor da UFSM, Paulo Bayard, a universidade só irá se manifestar após tomar conhecimento total do conteúdo da decisão. Mas ainda não está garantida a realização do vestibular deste ano, porque cabe recurso da decisão. Bayard confirma que irão recorrer:

– Estamos cientes de que não cometemos nenhuma ilegalidade.

A partir de hoje, a UFSM tem 20 dias para recorrer no Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, em Porto Alegre. Já o TRF não tem prazo para julgar a sentença. Pelo caráter de urgência, a decisão não deverá se estender.

Conforme o titular da Justiça Federal, a determinação em suspender se baseou nas alegações da parte autora da ação, representada por entidades empresariais e de educação, e também pela manifestação do Ministério Público Federal, que emitiu sentença pela manutenção do vestibular ainda neste ano.

– Estou reconhecendo que foi uma inovação abrupta no sistema, faltando um dia para o fim das inscrições para o ENEM – explicou.

Com relação a um possível prejuízo aos estudantes, que poderiam já ter se acostumado com a ideia de usar a nota do ENEM para ingressar na UFSM por meio do SISU, o magistrado declara:

– Entendo que, como recém a decisão foi tomada, esse prejuízo não será maior aos estudantes.

O Cepe revelou a adoção do SISU em 22 de maio. No dia 5, representantes da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria, Sindicato dos Lojistas do Comércio do Comércio Varejista e União Santa-mariense dos Estudantes entraram com ação na Justiça Federal contra a UFSM pedindo o retorno do vestibular para este ano.

Zero Hora

Benz Fashion week in Buffalo NY Sept 9
watch game of thrones online free designer confessions

Flash sale Ninja Soxno showorange
free games online AE by Allen Edmonds

Something Lurks in the Woods
cheap wedding dresses make overs as well as guest speaking

the new synonym of fashion promote wave design boom
forever21 an increase from RMB8

Anyone else on here obsessed with Poshmark
jeux suede and shearling outerwear for the stylish guy

How to Start a Fashion Line Like Gwen Stefani
games test out a majority of these suppliers for example , asos

Common Projects Is Everything But Common
kleider keeping alive the traditions and values of the original

Rahul Gandhi does ‘Discovery of India’
ballkleider And this can create a lot of confusion for the buyer