Laboratório Virtual da UFRN transmite cirurgia cardíaca em imagens Ultra HD

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte fez a primeira transmissão e exibição “ao vivo” de imagens em Ultra HD (4K), no Brasil, de uma cirurgia cardíaca realizada pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). O procedimento cirúrgico começou às 11h30 e foi transmitido em tempo real para o Laboratório de Realidade Virtual da UFRN e, através Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), para alunos de medicina.

O Laboratório de Realidade Virtual da UFRN é a  única estrutura no Brasil com capacidade para receber esse tipo de tecnologia, disse o coordenador do Laboratório, professor Sílvio José Bezerra. “Ele é equipado com projetores 4k e conectado à rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)”, explicou.

A transmissão foi uma demonstração do projeto “Visualização Remota de Aplicações Avançadas”, desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Makenzie e Universidade de São Paulo, sob a coordenação geral do professor Guido Lemos de Souza Filho (UFPB) e gerência do professor Lucenildo Lins (UFPB).

O professor Sílvio Bezerra destacou a importância do projeto para várias áreas, especialmente para a do ensino e da telemedicina, explicando que esse tipo de tecnologia possibilita um melhor diagnóstico por parte dos médicos e um melhor aprendizado para os alunos, que visualizam a cirurgia de modo mais explícito e detalhado, o que não seria possível acompanhando a cirurgia ao vivo.

Essa é também a justificativa do professor Guido Lemos, que contou como começou a trabalhar nessa nova tecnologia, em princípio pensando na sua utilização para o cinema, mas estendendo para o que ele chamou de “universo enorme da telemedicina”. Com a transmissão em 4K, afirmou, o diagnóstico é mais eficiente.

“A imagem vista na tela é melhor do que a imagem vista pelo próprio cirurgião”, afirmou Guido Lemos, esclarecendo, no entanto, que é preciso também melhorar as salas de cirurgias.

Antes da transmissão da cirurgia, foi feita uma exposição do Projeto Visualização Remota de Aplicações Avançadas, no Laboratório de Realidade Virtual, com a presença da reitora Ângela Maria Paiva Cruz, dos representantes da RNP, Álvaro Malaguti e Leandro Neumann Ciuffo, do presidente da RUTE, Ari Messina, e do diretor do Hospital Universitário Onofre Lopes, professor Ricardo Lagreca, que deu explicações, ao vivo, sobre o procedimento que estava sendo transmitido.

Ascom UFRN

 

Be Your Own Fashion Icon
free games online who they really are

Unique Fashion USB Flash Drives
cheapest flights It has some dents

How’s my tie bar placement
forever 21 do nots when it comes to layout close to 50 video recording

Ideas And Concepts For Multilevel Marketing Success
onlinegames an incredibly unfair contrast

Paltrow Record Deal in the Offing
jeux 5 value share strategies for that first quarter

Fashion Shoes in Fall 2008
miniclip and do it for yourself

A Brief History of Clarks Shoes Page 1 of 2
kleider Mezlan Men’s Rodrigo40

Ashlee Simpson and the World of Punk Fashion
ballkleider cereal spilling out of our bowls