Livro discute democratização da universidade

Universidade cindida, universidade em conexão reúne artigos de pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sobre o processo democratização das universidades. Para os autores, um dos principais componentes da crise da universidade é justamente seu caráter antidemocrático, seja no plano do acesso de estudantes, professores e demais profissionais, seja no plano da produção e divulgação de conhecimentos, seja, ainda, em sua cisão da sociedade abrangente. Daí a “universidade cindida”. Mas a obra também analisa as possibilidade de conexão entre esses diversos atores sociais a partir da proposta de três movimentos distintos: relação e diálogos da universidade com movimentos sociais que também lutam por democratização da sociedade; relação e diálogos com a escola pública brasileira, desconstruindo o abismo histórico que separa essas duas instituições e reflexões sobre a própria universidade, promovendo um diálogo interno que aponte para uma autocrítica constante da universidade sobre seus processos de democratização. A obra, que preenche várias lacunas sobre práticas universitárias brasileiras, relata a experiência do programa de ação afirmativa “Conexões de Saberes” que busca não apenas garantir a democratização do acesso à universidade pública, mas criar condições para a permanência do aluno. De acordo com a organizadora do livro, Claudia Mayorga, a universidade pública ao mesmo tempo que reproduz hierarquias e exclusões sociais, pode e deve contribuir com ferramentas que ajudem no enfrentamento dessas mesmas exclusões.

A obra traz contribuições importantes dos alunos de graduação da UFMG que também fazem parte do programa de extensão da universidade. Universidade cindida, universidade em conexão será lançado no dia 31 de maio de  2010, às 19 horas, no Centro Cultural da UFMG (Av. Santos Dumont, 174 – Centro | Belo Horizonte | MG).

Universidade cindida, universidade em conexão: ensaios sobre democratização da universidade
Claudia Mayorga (org.)
Editora UFMG
Área: Educação
Coleção: Origem
2010. 250 p. ISBN: 978-85-7041-835-7
Preço: R$ 35,00

Sobre os autores
Claudia Mayorga (Org.)Doutora em Psicologia Social pela Universidade Complutense de Madrid; professora do Departamento de Psicologia e pesquisadora do Núcleo de Psicologia Política da UFMG; coordenadora geral do programa Conexões de Saberes na UFMG.Bréscia NonatoGraduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG; bolsista do programa Conexões de Saberes na UFMG e do Observatório da Juventude da UFMG.

Camila de Sousa MenezesMestre em Psicologia Social pela UFMG; graduada em Psicologia pela mesma universidade e supervisora de atividades do programa Conexões de Saberes na UFMG.