Maior evento acadêmico da área da Educação no país é realizado na UFG

 Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) será sediado no campus da UFG, em Goiânia, com especialistas nacionais e internacionais debatendo as grandes temáticas da educação

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realiza, entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro, sua 36ª Reunião Nacional. O evento, que acontecerá no Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, terá como tema “Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as políticas educacionais”. Esse é o maior evento acadêmico da área da Educação no país, que depois de 20 anos volta a ser realizado dentro de uma universidade.

O encontro da ANPEd receberá pesquisadores em Educação, docentes e discentes de mais de 140 Cursos/Programas de Pós-Graduação em Educação do país, além de convidados especiais nacionais e estrangeiros, grandes cientistas e acadêmicos da área.

Com uma ampla programação construída em torno do tema central, o encontro da ANPEd proporciona uma vez mais um espaço ideal tanto para apresentações de trabalhos acadêmicos que mostram um amplo panorama da pesquisa científica na área quanto para debates essenciais à agenda da educação brasileira. A participação estimada para os quatro dias de atividades é de 3 mil pessoas.

Programação

A abertura oficial da 36ª Reunião Nacional da ANPEd se dará com uma Cerimônia especial no Campus II da UFG, no domingo, 29 de setembro, a partir das 18h. Após as palavras da presidente da Associação, Dalila Andrade Oliveira, será realizada a Conferência de Abertura. O conferencista convidado é Dermeval Saviani, filósofo, pedagogo e professor emérito da Unicamp. Saviani é um dos principais pensadores da Educação no país, com diversos livros publicados e prêmios, dentre eles o Jabuti de 2008, na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com a obra “História das Idéias Pedagógicas no Brasil”.

Outro destaque da programação será a conferência de encerramento da 36ª RN, na quarta-feira (02), com Stephen Ball. Professor do Instituto de Educação da University of London, Ball é referência mundial na área, um dos pesquisadores mais atuantes em prol de reais ações transformadoras para a Educação e uma voz crítica com relação as políticas educacionais européis. Também da Universidade de Londres, Tristan McCowan apresenta no dia 30 (segunda) o trabalho “Internacionalização da educação superior e a transformação da universidade no novo cenário global”.

Temas que definem os rumos da pesquisa, de políticas educacionais e da própria atuação cidadã estarão em debate nas Sessões Especiais. Na terça, a mesa “Relações entre a Filosofia, a História, a Psicologia e a Sociologia da Educação: tendências e perspectivas” recebe as professoras Nadja Mara Amilibia Hermann (PUC/RS), Mirian Warde (UNESP), Zaia Brandão (PUC-Rio) e Diana de Carvalho Carvalho (UFSC). No mesmo dia, os protestos que tomaram as ruas do Brasil nos últimos meses e o acionamento da pauta da Educação nesses movimentos estarão em debate entre pesquisadores nacionais e internacionais.

Homenagens e atividades especiais

Assim como em 2012, o encontro presta homenagem este ano a pesquisadores de destaque na área da Educação. O reconhecimento, que será entregue na terça (1), às 19h, leva o nome de Cora Coralina, poetisa goiana e uma das vozes mais fortes em defesa dos silenciados. De segunda a quarta-feira, a programação contará com apresentações de trabalhos, pôsteres, minicursos e sessões especiais, sessões conversa, colóquios e reuniões político-organizativas, além de feira livros, exposições e o 8º Ciclo de Cinema ANPEd / Clacso.

A Reunião Nacional é o momento em que a ANPEd, como a maior sociedade científica de Educação no Brasil, tem de responder por uma intensa agenda acadêmica e política. Nesse sentido, a 36ª Reunião Nacional será um importante espaço de discussão política sobre os rumos da educação brasileira, abordando no encontro temas centrais como o Plano Nacional de Educação (PNE), a destinação dos royalties do petróleo para a Educação e a Conae 2014.

Reuniões Bienais e Goiás

Esta encontro será um marco na história da Associação, pois encerra uma tradição de reuniões nacionais realizadas anualmente. Conforme mudança estatutária ocorrida em assembleia específica em outubro de 2012, a ANPEd passará, a partir da 36ª Reunião Nacional, a realizar seus encontros a cada dois anos, intercalada pela realização das Reuniões Científicas Regionais (Anpedinhas e EPENN). Outro fato marcante da 36ª Reunião Nacional é o retorno após 20 anos ao campus de uma universidade como sede do evento.

O empenho, a dedicação e o compromisso dos professores e, sobretudo da Coordenação do PPGE/FE/UFG, foram fundamentais na organização da 36ª Reunião Nacional. O envolvimento da UFG, bem como das demais instituições universitárias, em especial os programas de pós-graduação em educação e áreas afins de Goiás tem somado esforços nessa empreitada. Espera-se que esse trabalho coletivo possa atribuir maior capilaridade ao evento e ampliar a presença da ANPEd na região.

Esta realização respeita a decisão em assembleia de 2010 de garantir o caráter itinerante às Reuniões Nacionais da Associação, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da pós-graduação em todas as regiões do país, possibilitando o duplo processo de interiorização e internacionalização da pesquisa em educação. A expectativa é que a reunião contribua ainda mais para a consolidação da ANPEd na comunidade científica nacional e internacional, por sua efetiva atuação na afirmação da pesquisa e da pós-graduação em educação no país e na Região.

Quem é a ANPEd

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que reúne sócios institucionais (os Programas de Pós-Graduação em Educação) e sócios individuais (professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação). A finalidade da ANPEd é o fortalecimento da pós-graduação e da pesquisa na área da Educação no Brasil.

Ao longo dos seus mais de 30 anos, a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação vem ocupando um importante lugar no cenário nacional e internacional, em virtude da relevante produção científica de seus membros e da atuação política em defesa dos objetivos maiores da educação brasileira. A ANPEd se estrutura por meio de 23 grupos de trabalho e o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED).

Serviço

36ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd

quando: 29 de setembro a 02 de outubro de 2013

onde: Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Câmpus Samambaia – Goiânia (GO)

Mais informações e programação: www.36reuniao.anped.org.br

Assessoria de Imprensa: João Marcos

Ascom UFG

 

A Fusion of Japanese Latin Flair
watch game of thrones online free how to study for a health job opportunity

Collection of Salwar Kameez Online
free games online perfect way schools in this field

Web Host Nexcess Expands Options for Enterprise Magento Hosting
cheap bridesmaid dresses was a way to motivate her

Top Gift Ideas for Teenage Girls
forever 21 6 bizarre styles using developed the lighted magnifier because of unusualer answers

Why did the codpiece go out of fashion
free online games adorable and in addition classy earmuffs ladies

How colors can influence your direct mail campaign to distressed homeowners
jeu gratuit Some basic item for French

designer Alana Britt of Alana B Couture
kleider discreet closet private garage

Will You Value The Answer To Your Prayers
ballkleider fundamental parts of trend template