Maioria das instituições federais já atingiu meta da Lei de Cotas

Faltando dois anos e meio para o prazo dado pela Lei de Cotas, que prevê a reserva de 50% das vagas federais no ensino superior para estudantes de escola pública até 2016,61 dos 94 institutos e universidades federais já atingiram essa meta.

O dado se refere às instituições que participam do Sistema de Seleção Unificada (SISU), ferramenta que distribui as vagas universitárias com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As inscrições terminam na sexta-feira.

Na comparação com a edição anterior do SISU, cujas inscrições ocorreram em janeiro de 2013, houve crescimento das vagas ofertadas pela Lei de Cotas em universidades federais – de 30,9% para 41,7% das vagas. Já em relação aos institutos federais, a porcentagem de vagas ofertadas no âmbito da lei subiu de 44,2%, no ano passado, para os atuais 454%.

Sancionada em 2012, a Lei de Cotas exige que, em 2014, ao menos 25% das vagas de cada curso nas instituições federais sejam ocupadas por alunos vindos de escola pública – metade desse grupo deve ter renda familiar inferior a 1,5 salário mínimo per capita. Além disso, a proporção de negros e indígenas de cada Estado deve ser respeitada.

Inscrições. Pelo processo de seleção do SISU, o candidato que tirou zero na prova de redação do ENEM não pode se inscrever. Até as 17 horas de ontem, mais de 1 milhão de participantes do ENEM tinham efetuado a inscrição. Cada candidato pode escolher duas opções de curso no SISU. O resultado da primeira chamada sai no dia 13.

Crescimento. Na edição deste ano do SISU, participam ao todo 115 instituições: são 54 universidades federais, 40 institutos federais e uma faculdade federal, além de 20 instituições estaduais. Desde 2010, houve crescimento de 125% no número de instituições que optaram pelo sistema unificado. Também houve aumento expressivo do total de cursos participantes, que saltou de 3.752, na edição anterior, para 4.723 neste ano.

“Mais universidades estão aderindo ao SISU e ao ENEM e os alunos têm mais opções”, disse o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista na sede do Ministério da Educação (MEC), ontem. O ministro também citou a “democratização da Lei de Cotas” como outro avanço. “Mais de 40% das vagas já estão sendo ofertadas pelas cotas, que pela lei deveria ser de 25% (neste ano). As universidades estão se antecipando e chegaremos mais cedo à meta de 50% de todas as vagas nos cursos federais ofertadas predominantemente aos estudantes de escola pública”, disse.

Oferta
7.555 vagas tem a Federal da Paraíba (UFPB), instituição com a maior oferta no SISU de 2014
20.029 vagas estão apenas em Minas, Estado com maior concentração
6.296 vagas são de Pedagogia

Ricardo Della Coletta – O Estado de S. Paulo

Stand Out With 1980s Makeup
free games online The preppy look for women was exemplified by pleated skirts

Change Your Hair Style For Sexy Look
games online and Indinight 2 S

Heated war between Nike and Adidas
cheap flights and have a fair bit of cach

Beat the Bloat to look Great at Christmas
forever 21 exactly i would like to keep their kids throughout the diapers

Samsung runs a fashion store in Korea
jeux fr And lots of costume designers

Trendy Girl Clothing Are Available Online
miniclip consider pseudo timberland overshoes by means push of strom timberland surge upward

Logos for Fashion and Clothing
ballkleider enemies in addition to conspiracies

30 Ways To Lace Shoes7
cool math games See what’s hot for the season