Mais de 550 mil candidatos no Sisu

Estudantes que fizeram Enem disputam 29.240 vagas no ensino superior

BRASÍLIA. A segunda rodada de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), atraiu 550.972 candidatos. Eles disputam 29.240 vagas, em 51 instituições públicas de ensino superior. O balanço foi divulgado ontem pelo MEC. Estava previsto para ontem à noite a divulgação da lista de aprovados na internet (www.mec.gov.br). Quem for selecionado deverá comparecer à respectiva instituição para fazer a matrícula, de terça a sexta-feira.

O Sisu seleciona candidatos que fizeram o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em universidades e institutos federais (Ifets) que substituíram o vestibular tradicional pelo Enem. A disputa leva em conta apenas a nota no Enem. Algumas instituições aderiram parcialmente; há cursos em que uma única vaga foi destinada ao Sisu, com as demais preenchidas por vestibular.

A primeira rodada de inscrições ofereceu 47.913 vagas, das quais 29.240 (61%) não foram preenchidas, após o período de matrículas. Segundo o MEC, isso ocorreu porque muitos candidatos foram aprovados também em vestibulares de outras instituições, como a Universidade de São Paulo (USP), e abriram mão da vaga no Sisu. Prova disso seria o fato de que houve sobra até em cursos de medicina.

O MEC espera que pelo menos 80% das 29.240 vagas sejam preenchidas nesta segunda rodada, encerrada sábado à noite. Uma terceira etapa será realizada nos próximos dias.

O curso com mais inscritos foi o de bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC, com 11.919 candidatos às 671 vagas. Os cursos de administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifet-BA) receberam respectivamente 7.149 e 6.244 inscrições. O Sisu seleciona candidatos para 23 universidades federais, 26 Ifets, para a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e para a Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence) do IBGE.