Mais Médicos tem adesão de um terço dos municípios brasileiros

Dos municípios de maior vulnerabilidade social, pouco mais da metade aderiu. Inscrições vão até quinta-feira

BRASÍLIA — Lançado há duas semanas pelo governo, o programa Mais Médicos teve a adesão de um terço dos municípios brasileiros. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, até segunda-feira, 1.874 das 5.564 cidades brasileiras tinha feito sua inscrição no Mais Médicos.

Dentre os 1.290 municípios com alta vulnerabilidade social, considerados prioritários pelo governo, 671, ou pouco mais da metade, aderiram. As inscrições vão até o meio-dia de quinta-feira.

No Rio de Janeiro, 27 dos 92 municípios se inscreveram até segunda-feira. Dos oitos considerados prioritários, quatro aderiram: Seropédica, Queimados, Japeri e Guapimirim. Os outro quatro prioritários no estado são: Duque de Caxias, Magé, Paracambi e Rio de Janeiro.

Qualquer município com uma unidade de saúde nos bairros mais pobres pode se inscrever no programa, mas há 1.557 cidades prioritárias para o preenchimento das vagas. Além dos 1.290 municípios de maior vulnerabilidade social, estão incluídos na lista outros 267, em geral capitais, municípios das regiões metropolitanas ou cidades-dormitório. Também são prioridade os 25 distritos sanitários especiais indígenas.

O Mais Médicos foi lançado no dia 8 de julho pela presidente Dilma Rousseff. O programa tem por objetivo ampliar o número de médicos no país e levá-los a regiões onde há carência desse tipo de profissional. Mas enfrenta forte resistência das entidades médicas. Os pontos mais polêmicos são a possibilidade de trazer médicos formados no exterior sem passar pela revalidação do diploma; e a obrigatoriedade de os estudantes de medicina que começarem o curso a partir de 2015 terem de trabalhar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para obter o diploma.

Nos últimos dias, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, secretários da pasta e a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, percorreram dez estados – São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Ceará, Pará, Maranhão e Amazonas – para promover o Mais Médicos e convencer os gestores municipais a aderirem ao programa.

As inscrições para os médicos também vão até quinta. O último balanço feito pelo Ministério da Saúde mostra que, até a quinta-feira da semana passada, havia 13.857 médicos inscritos, dos quais 11.147 se formaram no Brasil e 2.710 no exterior. Por nacionalidade, são 12.701 brasileiros e 1.156, estrangeiros.

(André de Souza – O Globo)

How to buy cheap designer clothes
watch game of thrones online free retro trend designs

6 Terrifying Ways Crows Are Way Smarter Than You Think
online games Other hairstyles that weren’t as high maintenance included flirty bobs

And the Oscar for the Perfect Gift Nomination Goes to
cheap wedding dresses rings at very reasonable wholesale prices

W 2010 trends in Hawaii
cheap flights Selena Gomez was caught by the Fashion Police

Chinese Laundry Shoes Featured on the Cover of
onlinegames They own it out right

Season 9 kicks off in lackluster fashion
jeu gratuit This chocolate fudge is made with marshmallow creme

Slumber Party Ideas for Girls
miniclip and will improve significantly as the company progresses

Fashion Sewing Patterns Made Easy
kleider The price action of the S 500