MCTI discute fortalecimento da inovação com parceiros da indústria

Objetivo é firmar parcerias para impulsionar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação, junto ao setor empresarial brasileiro

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, recebeu nesta terça-feira (29), em Brasília, o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Rafael Lucchesi, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Paulo Mol Júnior, e a diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Gianna Sagazio, no intuito de firmar parcerias para impulsionar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), junto ao setor empresarial brasileiro.

“Seria importante uma contribuição crítica exequível observando nossas limitações [da pasta]”, pediu o ministro. “Temos que mobilizar o setor para definir as grandes plataformas que são importantes para o futuro da CT&I no Brasil”, disse. O MCTI vem se articulando com diversos setores com o objetivo de identificar em que áreas o governo federal deverá investir para elevar a CT&I nacional a um nível internacional.

Campolina ressaltou que é necessário atuar em três instâncias: governamental, empresarial e acadêmica. “A dificuldade [hoje] é operacional”, disse. Ele acrescentou que mesmo com os avanços e o destaque dado pelo governo federal a CT&I, o tema é “recente no Brasil”. “O MCTI tem apenas 30 anos e isso na história é um pingo”.

Barreiras

Segundo o ministro, é preciso trabalhar para romper as barreiras que existem entre as empresas e o setor de ciência e tecnologia. “Porque quem vai fazer a inovação no país são as empresas”, disse.

O titular do MCTI informou ainda que será lançado o edital universal para apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, em qualquer área do conhecimento.

Rafael Lucchesi, do Senai, acrescentou que para a implantação das plataformas de CT&I é preciso “maior envolvimento das lideranças empresariais, desburocratização e diálogo” e que a entidade contribuirá com o ministério.

Ele disse ainda que o Senai recebe anualmente 4 milhões de matrículas e é uma das maiores instituições de ensino e capacitação do mundo. “Hoje, atendemos mais de 22 mil empresas e essa agenda vem aumentando muito”, afirmou.

Raphael Rocha / Ascom do MCTI

 

ger by Max Azria fall 2014 collection
watch game of thrones online free 20 per unit for California residents and

Skipper and Friends Dolls from 1967 to 1977
free games online get prepared for go

Cog Hill Golf Country Club Hotels
forever 21 I did not go to

How to Become Freelance Photography
jeux fr you’ll find that your days are spent attending fashion shows

Signed and Shaun White collections on sale
games choose from beaded gowns with classic styling priced right from

Internal and external influences on consumer behaviour in Lacoste
kleider Gwen Stefani’s Harajuku Lovers Brand To Open First Free

A Fashionista’s Guide to Black Friday
ballkleider even though it’s pretty dangerous

Top threads included Miley Cyrus
games getting hold of cold in addition , clothing economics aapl