MEC divulga edital para Plano Nacional de Pós-Doutorado

Foi lançado, no último dia cinco, o edital do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD). O programa visa financiar pesquisadores doutores recém-formados em áreas estratégicas inseridas na Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP, retomando a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior – PITCE e a Lei de Inovação.

Vinculado ao Ministério da Educação – MEC por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, e patrocinado pela Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT, o PNPD é um programa estratégico para garantir a incorporação de pesquisadores altamente qualificados na atividade econômica brasileira.

Além de instituições de ensino superior, que possuam programa de pós-graduação reconhecida pela Capes, poderão encaminhar projetos de pesquisa os centros ou instituições de pesquisa e empresas de base tecnológica. O projeto deve ter, no mínimo, um dos seguintes princípios norteadores: estar relacionados à inovação e ao incremento da cooperação científica com empresas; objetivar a formação de recursos humanos em projetos de inovação ou treinamento em áreas tecnológicas; Resultar em aumento da competitividade das empresas de base tecnológica, em consonância com a Política de Desenvolvimento Produtivo – PDP; Aumentar qualitativa e quantitativamente o desempenho científico e tecnológico do país; Apoiar grupos de pesquisa qualificados para dar suporte à competitividade internacional da pesquisa brasileira; Contemplar a inovação, ter relevância regional ou estar inserido em uma política de desenvolvimento local; Resultar em adensamento tecnológico e dinamização de cadeias produtivas.

O PNPD tem como data-limite, para submissão de propostas, até o dia 10 de julho. O projeto selecionado pela Capes para o PNPD/2009 terá duração de até 60 meses e financiamento previsto pelo edital de 17,1 milhões de reais. Cada projeto poderá ter no máximo três bolsistas, com bolsa mensal de R$ 3,3 mil e R$ 12 mil anuais, por bolsista, para compra de material de custeio.

Mais informações no link http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/36-noticias/2781-doutores-recem-formados-terao-financiamento-para-pesquisa-em-areas-estrategicas.