Ministro discute no Pará pacto da Alfabetização na Idade Certa

Cid Gomes encontrou-se com o reitor da UFPA, Carlos Maneschy (Foto: Divulgação)O governador do Pará, Simão Jatene, se comprometeu a estender o programa Alfabetização na Idade Certa para todos os municípios do Estado. O compromisso partiu de conversa com o ministro da Educação, Cid Gomes, nesta sexta-feira, em Belém.

Durante a manhã, além de Jatene, o ministro se reuniu com o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, que também prometeu esforços para a ampliação do programa na capital paraense.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelo governo federal com estados e municípios para garantir a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade.

Durante a tarde, Cid Gomes esteve na Universidade Federal do Pará (UFPA) onde se encontrou com o reitor Carlos Edilson de Almeida Maneschy. Também estiveram presentes os reitores das outras três universidades federais do estado: Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Na reunião, o ministro expressou seu desejo de manter uma relação próxima com as universidades, uma vez que elas têm autonomia, são da mesma esfera do governo e têm orçamentos próprios. Cid pediu a colaboração das instituições para enfrentar os desafios da educação básica, em especial com novas tecnologias da educação a distância e formação de professores. O ministro também fez questão de ouvir os estudantes e responder seus questionamentos.

Além da UFPA, o ministro encerrou a programação na capital paraense conhecendo as instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), onde são realizadas obras nos laboratórios de mecânica e eletrotécnica.

Assessoria de Comunicação Social – MEC