No Rio e em Brasília, greve atrasa começo do segundo semestre

As quatro universidades federais do Rio não iniciarão as aulas do segundo semestre enquanto perdurar a greve dos professores, que já passa de 80 dias. Na UnB (Universidade de Brasília), a greve acarretou a suspensão das aulas e o fechamento da biblioteca e do restaurante universitário.
 
Em todas as instituições do Rio o calendário de atividades está suspenso e será retomado após o término das paralisações. Em nenhuma das instituições foi oficializada a perda de semestre, embora haja professores e alunos que consideram a possibilidade.
 
Na maior parte das universidades, as atividades de pesquisa e o atendimento nos hospitais universitários continuam, com prejuízos pontuais, enquanto as atividades de graduação estão interrompidas. Serviços não essenciais que dependem de funcionários, como bibliotecas, estão, em geral, sem atendimento.
 
Nenhuma das universidades teve paralisação completa na pós-graduação, embora a UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) tenha optado pela paralisação oficial mesmo dessas atividades.
 
Maior e mais antiga instituição no Estado, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) tem paralisação forte na área de ciência humanas, com mais de 90% dos professores aderindo à greve. Nas ciências biológicas, a adesão é 60%. As demais áreas têm adesão de 20%, segundo estimativas da Associação de Docentes.
 
“Não pode haver dois calendários ao mesmo tempo, então mesmo os alunos que não aderiram à greve estão sendo forçados a entrar em greve, porque não conseguimos nem nos inscrever nas matérias. Alguns cursos terminaram o semestre anterior, outros não”, disse o estudante de estatística Arthur Khalil Inácio, que informou que as atividades de pesquisa do núcleo em que participa não foram interrompidas.
 
O estudante de engenharia química Ricardo Wanderley também terminou o semestre anterior, mas não iniciou as atividades neste semestre. “No último semestre a biblioteca tinha funcionado em alguns horários enquanto havia aulas, mas agora parou de vez”, disse.
 
Segundo a assessoria de comunicação da UFRJ, as atividades de apoio realizadas por funcionários técnico-administrativos em laboratórios e bibliotecas estão paralisadas, ao passo que o atendimento no hospital universitário segue, com algum comprometimento, havendo faltas de parte do corpo técnico.
 
Na UFF (Universidade Federal Fluminense), sindicato e reitoria não estimaram a quantidade de funcionários parados, em qualquer das categorias. Segundo a associação de docentes, houve paralisação inclusive em programas de pós-graduação.
 
Na UniRio também houve paralisação em parte da pós-graduação, segundo a professora Clarissa Gurgel, do comando de greve. Embora a informação tenha sido confirmada pela reitoria, nenhuma das entidades têm estimativas da quantidade de programas de pós ou de cursos de graduação parados, apesar de informarem que existem docentes grevistas em todos os cursos da instituição.
 
Na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), a paralisação atinge a graduação, cujo calendário oficial está suspenso desde 23 de maio, e será “integralmente recomposto” após o fim da greve docente. Bibliotecas e hospital veterinário também estão fechados. Há atividade em alguns programas de pós-graduação e em núcleos específicos de pesquisa.
 
BRASÍLIA
 
Os poucos alunos que circulam pelo campus da UnB vão à instituição em busca de documentos ou para dar continuidade a projetos de pesquisa e extensão.
 
De acordo com os estudantes, alguns laboratórios seguem em funcionamento e as atividades administrativas –como emissão de atestados e declarações– também não foram interrompidas.
 
A estudante de letras Giovana Ribeiro Pereira foi à universidade nesta segunda para se reunir com uma professora que está orientando a turma na preparação de um trabalho. “É o trabalho final da disciplina, bem extenso. A gente estava se preparando para fazê-lo quando a greve começou. Ela [professora] se dispôs a continuar nos orientando. Mas as aulas estão completamente paradas”, disse.
 
A estudante do quinto semestre de biologia Natália Gonczarowska, 20 anos, continua frequentando a UnB todas as semanas por trabalhar como estagiária no Laboratório de Neurociência e Comportamento Animal do Instituto de Biologia.
 
“Há muitos laboratórios no meu curso e, que eu saiba, nenhum parou. Além de precisarem de manutenção, pesquisa é uma coisa complicada de parar, pois há prazos”, explica. Na graduação, Natália afirma não estar tendo nenhuma aula. “Todas as minhas disciplinas estão suspensas”, diz.
 
NEGOCIAÇÃO
 
De acordo com a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), que representa os técnicos administrativos, alguns serviços seguem disponíveis nas universidades e institutos federais porque a categoria está mantendo 30% do efetivo trabalhando. Em greve desde 11 de junho, os técnicos começam as negociações com o governo penas nesta segunda.
 
Ao longo desta semana, os professores decidirão em assembleias por todo o país sobre a continuidade ou interrupção da greve. Na última quarta (1°), o governo decidiu assinar acordo com a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), entidade que representa a minoria dos professores.
 
O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que representa a maior parte da categoria, recusou a proposta governamental e está orientando as bases para endurecerem o movimento.
 
Duas entidades que também representam os professores,o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), também se recusaram a ratificar o acordo.
 

precious gemstones for pieces of handmade jewellery
watch game of thrones online free If you polish your nails

Clean Jewelry In 5 Easy Steps
games online This particular boot goes for only

Having a Cleaner Car With a Mud Flap Set
mermaid wedding dresses The release contains nine episodes across two discs in a 5

Hairstyles From the Mid 40s
cheap flights truth copy far too flab regarding runway

Lisa G donates Sweet and Meet profits after on
games No representation is made that the information herein is accurate

2010 Jolidon Prelude Designer Swimsuits and Monokinis
kleider Other than this everything is fine

3 Reasons For Dollar Weakness This Week
ballkleider The most notable hat was the cloche hat

Nike Free Run 2 Woven
cool math They shouldn’t be too loose