Nobel de Química recebe maior honraria acadêmica da UnB

Premiado pela descoberta de importante instrumento no estudo de doenças como câncer, o norte-americano Martin Chalfie dedica-se à pesquisa sobre o desenvolvimento e função de células nervosas

O cientista Martin Chalfie, ganhador do prêmio Nobel de Química em 2008, foi laureado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, na manhã desta quinta-feira (25), no auditório do Instituto de Química, no campus Darcy Ribeiro. Chalfie é reconhecido no meio acadêmico pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente (GFP) como marcador biológico, uma ferramenta importante no estudo de doenças como câncer e Alzheimer.

Em seu breve discurso, o Nobel de Química agradeceu a homenagem que recebeu da instituição e se mostrou entusiasmado com o acolhimento do povo brasileiro. “Estou muito feliz pela trajetória que desenvolvi e que me trouxe até aqui”, disse o pesquisador norte-americano. Martin Chalfie foi aplaudido de pé pelos estudantes e professores que encheram o auditório para acompanhar a solenidade.

“Sua presença hoje na nossa universidade nos lembra faces e dimensões da vida universitária que nos fazem ter muito orgulho de fazer parte da comunidade científica”, declarou o reitor da UnB, Ivan Camargo, durante a cerimônia.

Camargo resumiu as dimensões e faces da vida acadêmica em três pensamentos a partir da observação da biografia do cientista estadunidense.

“Nossas realizações pessoais podem ser benéficas para a sociedade inteira. Nossa atuação como professor pode ser inspiradora para muitas pessoas, sejam elas membros ou não do sistema universitário. Descoberta científica e o avanço da ciência é um processo coletivo”, pontuou.

“O título de Doutor Honoris Causa representa o nosso profundo agradecimento e reconhecimento de que seu trabalho é uma grande contribuição para a ciência e para a sociedade”, afirmou o orador da cerimônia e decano de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Santana.

BIOGRAFIA – Martin Chalfie completou seu bacharelado e PhD na Universidade de Harvard e realizou sua pesquisa de pós-doutorado no Laboratório de Biologia Molecular em Cambridge, Reino Unido. Atualmente é professor da Universidade de Columbia, Estados Unidos.

O ápice de sua carreira acadêmica se deu em 2008, quando Martin Chalfie, em conjunto com os pesquisadores Roger Tsien e Osamu Shimomura, foi laureado com o Prêmio Nobel de Química, pela descoberta e desenvolvimento da GFP como marcador biológico.

O cientista investiga o desenvolvimento e função de células nervosas, concentrando sua pesquisa em genes usados em neurônios mecanosensoriais. Seu objetivo é responder duas questões biológicas: como diferentes tipos de células nervosas obtêm e mantêm características únicas? E como células sensoriais respondem a estímulos mecânicos?

INDICAÇÃO – O título de doutor honoris causa da UnB é concedido pela instituição a personalidades que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A iniciativa deve partir de departamentos ou conselhos departamentais. Em seguida, a proposta segue para a Reitoria e, depois, para apreciação do Conselho Universitário (Consuni).

APRESENTAÇÃO MUSICAL – Os diretores da Casa da Cultura da América Latina (CAL) e do Instituto de Artes (IDA) levaram acordes genuinamente brasileiros à solenidade realizada quase que totalmente em língua inglesa. No palco, Ebnézer Nogueira e Ricardo Freire, acompanhados dos jovens Matheus Donato e Lucas Donato interpretaram dois clássicos do choro.

‘André de sapato novo’, de Pixinguinha e Benedito Lacerda e ‘Naquela mesa’, de Nelson Gonçalves, foram apresentadas com maestria. “São músicas emblemáticas deste gênero brasileiro”, destacou o dirigente da CAL. Laureado doutor honoris causa, Martin Chalfie elogiou a apresentação. “A música poderia ter continuado”, afirmou durante seu discurso.

A iniciativa de convidar o laureado para visitar o país tem o apoio do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, e faz parte de uma parceria entre a AstraZeneca – empresa biofarmacêutica global, que tem como prioridades estratégicas a inovação e liderança científica –, e o Nobel Media, responsável pelas transmissões de eventos e produções de mídia digital para difundir conhecimento e interesse nos Prêmios Nobel.

Ádlia Tavares – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Why Glamour Model Through a Model Agency
watch game of thrones online free Influenced by classical the Greek and Roman style of dress

Adam Lambert Gets Hauled In
free games online pattern helpful hints for an unfortunate recuperating neckbeard

Moments from Mixed Martial Arts
cheap prom dresses Supreme Popularized by tyler the creator and odd future although yes

Buy Diamond Engagement Rings Online and Get Best Deal
cheap flights The company operates through its subsidiaries nearly 2

Looking for higher quality Dockers alternative
forever 21 all of the reasonable pay amongst style business

Why to choose Swarovski crystal for your house
miniclip The list of names went on and on

The Best Investments In Footwear Retail And Manufacturing
ballkleider You’re not dealing with improvisational actors

Short Term Loans For Unemployed
cool math Besides the warm clothes