Novos prédios da UFF são inaugurados em cerimônia no Campus do Gragoatá

Mais dois prédios da UFF ganham novas instalações. O atual espaço da Faculdade de Economia, que deixa de ser uma unidade isolada, foi o local escolhido para a solenidade dessas inaugurações. Às 10h desta quarta-feira, 19 de junho, o auditório recebeu a presença de autoridades da instituição e do governo em evento transmitido pela WebTV em tempo real. A cerimônia também marcou a conclusão do prédio da Faculdade de Veterinária, em Santa Rosa. As obras fazem parte do projeto de expansão das universidades federais, iniciado com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

 O Reuni tem como objetivo a ampliação do acesso e permanência no ensino superior. Iniciativa do governo federal, foi instituído em decreto de 24 de abril de 2007, e a partir dele, a universidade tem buscado expandir a oferta de cursos de graduação e pós-graduação, assim como o número de vagas para os alunos. A melhoria da qualidade do ensino e a inclusão social são outras metas do programa, assim como a construção de novas sedes para algumas unidades.

 O novo prédio de Economia, com cinco mil metros quadrados, tem cinco andares. No térreo há um auditório com capacidade de 170 lugares, além de uma biblioteca. Ao todo, são 12 salas de aula; dois miniauditórios; dois laboratórios de informática, sendo um para alunos de graduação e outro para a pós-graduação; 28 gabinetes, com capacidade para abrigar 56 docentes no total, além de salas de estudo e de pesquisa. O edifício é o Bloco F do Campus do Gragoatá, perto dos prédios das faculdades de Educação (Bloco D), de Serviço Social (Bloco E), de Matemática e Estatística (Bloco G e H) e do novo Instituto de Turismo (também o Bloco H), os dois últimos ainda em construção.

 Já a nova unidade da Faculdade de Veterinária está localizada próximo à antiga sede, em Santa Rosa. Foram construídas dez salas de aula, cada uma com capacidade para 70 alunos. A estrutura de seis andares funcionais conta com salas de convivência em todos eles, além de sanitários adaptados e elevadores, para a garantia da acessibilidade aos portadores de deficiência física. No primeiro piso há vestiários com chuveiros e armários para os alunos. O antigo prédio será utilizado para a expansão de laboratórios, dentre eles, o de informática e sua biblioteca ampliada para abrigar melhor seu acervo.

 Moradia Estudantil

 Antes da cerimônia, houve visitação de uma comitiva de autoridades ao prédio da Moradia Estudantil, também localizada no Campus do Gragoatá. Os visitantes puderam conhecer as instalações, que têm capacidade para 328 alunos. No total, são dois andares com 20 alas – oito delas acessíveis – e 84 quartos, parte deles adaptados para estudantes com necessidades especiais. O prédio tem ainda piso tátil e elevador.

A moradia tem capacidade para 120 estudantes. A seleção para o preenchimento das vagas já está no processo de entrevistas com os candidatos. Posteriormente, haverá a fase da visita domiciliar, realizada em um universo de 20% dos candidatos. Cumpridas essas etapas, ocorrerá divulgação do resultado na segunda quinzena de julho.

Segundo o reitor Roberto Salles, quando a moradia for inaugurada, os familiares dos estudantes selecionados serão convidados a fazer uma visitação às instalações do prédio.

Inauguração

 Fizeram parte da mesa da cerimônia de inauguração o secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim; o reitor da UFF, Roberto Salles; o vice-reitor Sidney Mello; o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves; a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino do Ministério da Educação, Adriana Weska; o diretor da Faculdade de Economia da UFF, Alberto Di Sabbato; a diretora da Faculdade de Veterinária da UFF, Nádia Regina Pereira Almosny; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio José Xavier de Mendonça; o reitor da Universidade Iguaçu, Júlio César da Silva; o secretário-executivo da Presidência da República, Carlos Gabas; o reitor da Uni-Rio, Luiz Pedro Jutuca; e o diretor do Cefet, Carlos Henrique Alves.

A solenidade foi marcada por declarações de autoridades e por anúncio sobre o Cinema Icaraí. O secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim, anunciou o aval dado pelo ministro Aloizio Mercadante para o início das negociações entre a UFF, a Prefeitura de Niterói e o ministério com o objetivo de dar prosseguimento ao projeto do Cinema Icaraí.

Representante da UNE, Thiago José: “Acreditamos que a universidade brasileira pública saiu de um momento de estagnação para crescer, e nossa cidade é fruto disso, de um programa do Reuni, que inclui mais jovens nas universidades. A expansão proporcionada pelo Reuni abriu novas possibilidades e perspectivas, como a abertura de cursos noturnos, abrigando uma nova parcela da população, principalmente a que precisa trabalhar. Houve também mudança no modelo de acesso às universidades com a adoção do Enem como método seletivo, além da adesão às políticas de ações afirmativas, o que ratifica esse momento de democratização do acesso às instituições de ensino superior”.

 Diretor da Faculdade de Economia, Alberto Di Sabbato: “No momento em que inauguramos os novos prédios das faculdades de Economia e de Veterinária, me lembro de quando apoiamos a adesão ao Reuni, instituído pelo governo federal em 2007. Eu dizia naquela época que o projeto de expansão da UFF representava a oportunidade de abrir as portas da nossa universidade para milhares de jovens, oferecendo um ensino de alta qualidade. Além disso, possibilitaria também, para os nossos estudantes, melhores condições para o prosseguimento e a conclusão de seus estudos na graduação, ampliando os nossos trabalhos nos campos de pesquisa e extensão”.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Sérgio Mendonça: “Este é um momento de grande alegria, pois podemos refletir sobre esse processo de expansão que vivemos. Passamos por um processo de inclusão extremamente importante. Nosso ingresso anual de alunos já é o maior do país, o que nos projeta, para o futuro, nos tornarmos a maior universidade do país nos próximos anos”.

Diretora da Faculdade de Veterinária, Nádia Regina Pereira Almosny: “Nós, da Faculdade de Veterinária, só tínhamos a opção de confiar e acreditar no processo de expansão, e foi o que fizemos, tendo hoje um novo prédio e novas salas de aula, completamente mobiliado. Gostaria também de destacar a importância de se lutar por melhorias na qualidade da educação, desde o ensino fundamental”.

Prefeito de Niterói, Rodrigo Neves: “É uma grande satisfação estar aqui, presenciando a inauguração de dois novos prédios na UFF, pois eu me formei nesta universidade, pela qual tenho um imenso carinho. Com o passar dos anos, as lutas dos movimentos estudantis, a exemplo do nosso país, mudaram, e eu fico muito satisfeito em ver uma nova geração de jovens lutando por mudanças. Se antes lutávamos para que a universidade tivesse itens básicos, hoje, os nossos jovens lutam por questões como moradia estudantil, o que mostra o quanto o país já avançou no âmbito social”.

Vice-reitor da UFF, Sidney Mello: “Vivemos hoje um momento de produção do conhecimento, de uma universidade pública cada vez mais inclusiva, que amplia, e deve continuar ampliando, o seu número de vagas oferecidas. Esse cenário é fruto das lutas e dos movimentos sociais”.

Reitor da UFF, Roberto Salles: “Este é um momento de grande felicidade, de continuidade de tudo o que foi feito pelos reitores anteriores da universidade. O trabalho desenvolvido por todos eles foi de suma importância para que alcançássemos as realizações de hoje, além da colaboração de nossa comunidade. Ao contrário do que algumas pessoas afirmam, o Reuni não tornou precária a universidade. O que nós vivemos nos últimos anos é a mais forte expressão de crescimento e modernização da UFF, e as inaugurações de dois novos prédios para os cursos de Veterinária e Economia são exemplos disso”.

Secretário-executivo da Presidência da República, Carlos Gabas: “O que estamos fazendo aqui é o pagamento de uma dívida. A única forma de mudar a realidade do nosso país é investindo pesado na educação. Ou garantimos a ampliação do acesso à universidade pública ou o Brasil não se modernizará”.

Secretário-executivo do Ministério da Educação, Henrique Paim: “Os números da UFF falam por si só. Ela tem se mostrado muito eficiente na realização de seu processo de expansão, que deve ser feito de maneira dinâmica, pois não podemos perder tempo na ampliação do acesso ao ensino superior. O grande desafio do país é expandir cada vez mais a democratização da educação, pois ela é o pilar do desenvolvimento de uma sociedade

 

 

 

Ascom UFF

Fotos: Gabriel Oliveira

Indian western dresses for women
free games online the reasons it’s stop paying attention to rhianna

BlueAvocado introduces new XOeco Collection designed
cheap prom dresses and then cover the top of the boot with a longer skirt

Top trends in furniture in 2009
cheapest flights brand or label

How Gap Can Get Itself Back on Track
forever 21 equipped with top of the line technology suites

Discount Handbags Leather Handbags for Sale at Low Price
jeux fr chain strength theatre muscle development near amphion in manner really

Do Facial Expressions During Sex Show What Youre Thinking
games starting with the original bathing dress

For Your Wardrobe and Collection Too
ballkleider people are pretty surprised how long it really is

Newsprint Prices Finally Set to Fall
cool math night club wear is really easy and fairly predictable