Obra da EDUFJF debate o pensamento da psicologia científica de Wilhelm Wundt

A Editora UFJF lança o livro “O projeto de uma psicologia científica em Wilhelm Wundt: uma nova interpretação”, escrito pelo professor da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora, Saulo de Freitas Araujo. O autor analisa o pensamento do filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Wundt, considerado um dos criadores (senão o criador) do projeto de uma psicologia científica. Trata-se do primeiro trabalho sistemático sobre o tema escrito em língua portuguesa.

 

A obra vem a preencher uma lacuna existente na literatura da área, devido ao fato de que em nossa língua o acesso à obra sobre a psicologia científica de Wundt fundamenta-se em manuais de história da psicologia que têm deturpado seu pensamento. Tal limitação serviu de estímulo para o autor em seu doutorado, que se deslocou até a Universidade de Leipzig, centro da pesquisa acadêmica de Wundt, onde teve acesso durante os anos de 2005 e 2006, à totalidade de sua obra.

 

Segundo Saulo Araujo: “Wundt é um dos autores mais injustiçados nos livros de história da psicologia. Seu pensamento tem sido excessivamente simplificado, quando não totalmente distorcido. E embora alguns trabalhos recentes venham contribuindo para desfazer alguns equívocos, muitos pontos importantes de sua obra permanecem desconhecidos”.

 

O livro é importante ao contribuir decisivamente para o esclarecimento de declarações equivocadas e amplamente difundidas acerca do projeto da psicologia científica do século XIX, constituindo-se assim como uma obra de referência na área, seja para estudantes, professores e profissionais de psicologia, filósofos e áreas afins. Contudo, o maior mérito da obra reside no fato de que o professor Saulo Araujo faz uma nova interpretação do pensamento de Wundt, apresentando a complexidade e a riqueza de seu projeto de uma psicologia científica. O que revela que o pensamento desse filósofo e psicólogo, paradigma na área, não pode ser alcançado sem o exame dos fundamentos filosóficos de seu projeto.

 

O lançamento acontece no dia 01 de julho às 19 h30 no MAMM. A obra pode ser adquirida por R$ 35,00 na loja da Editora UFJF, localizada na Rua Benjamin Constant, 790, Centro, prédio do MAMM, ou através do site: www.editoraufjf.com.br.