Olimpíada de Matemática deve receber 20 milhões de participantes

As escolas públicas de todo o País já podem inscrever seus alunos na sétima edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2011). Até dia 3 de junho, os formulários estarão disponíveis no site (http://www.obmep.org.br/) da competição, que deve receber 20 milhões de participantes este ano. Criada em 2005, a olimpíada pretende estimular o ensino da disciplina nas escolas. O evento é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o apoio dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT).

A competição terá duas fases. A primeira, no dia 16 de agosto, prevê a aplicação da prova objetiva com 20 questões. A segunda fase ocorrerá em 22 de outubro, quando será aplicada uma prova discursiva com seis ou oito questões.

Os 127 professores com melhor desempenho receberão um computador portátil com programas relacionados ao ensino da matemática. As 81 escolas com melhor resultado também receberão computadores portáteis e material para projeção.