Parceria da UNIFEI com diversas instituições permite a distribuição de 2.000 máscaras Face Shields para profissionais da saúde de Itabira e região

Considerando a união de esforços globais para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 e o fato de que a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e demais instituições públicas e/ou privadas ratificam o compromisso de contribuir com o desenvolvimento de Itabira e região, foi criada em abril de 2020 uma comissão nomeada por portaria institucional com objetivo de prospectar parcerias em prol da doação de insumos e suporte de infraestrutura que viabilizassem a produção de itens para auxiliar o enfrentamento da pandemia.

As instituições parceiras UNIFEI Campus de Itabira, Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura de Itabira, Una Itabira, Klöckner Pentaplast do Brasil Ltda., Extiminas Moura Matos Comércio e Representação, Somos 3D, Faz Maker Space e Hospital Nossa Senhora das Dores uniram seus esforços, o que está resultando na entrega da produção inicial de 2.000 máscaras Face Shields, confeccionadas de acordo com os padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e demais órgãos regulamentadores.

Nesta parceria, são fundamentais o engajamento e a expertise dos profissionais das instituições públicas e privadas citadas, bem como de pessoas físicas que estão na equipe, uma vez que a produção está sendo realizada com padrão de qualidade e no melhor custo-benefício. A distribuição gratuita das máscaras Face Shields aos profissionais de saúde que atuam nos hospitais, Unidades de Saúde e demais setores de Itabira e região está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde.

Já foi realizada a entrega simbólica das primeiras unidades das 2.000 máscaras Face Shields que estão em produção e as outras serão entregues a cada novo lote finalizado. Durante este período, a UNIFEI também fez a doação de 77 máscaras (respiradores T751 PFF2-V[5]) e de oito óculos de proteção que estavam em estoques dos laboratórios do Instituto de Ciências Tecnológicas (ICT). “Entende-se que cada equipamento de proteção individual, aliado aos demais itens exigidos pelos órgãos de saúde e a partir de seu manuseio correto, pode, realmente, salvar vidas. E cada vida vale o esforço conjunto das instituições parceiras”, manifestam-se os responsáveis pela parceria em boletim informativo produzido sobre a ação.

Próximas atividades da comissão

Em função do cumprimento da meta de produzir as máscaras Face Shields, a comissão está iniciando a mobilização e planejando a tramitação necessária para realização de atividades de pesquisa relacionada aos aspectos epidemiológicos da COVID-19, sob coordenação de especialistas da Secretaria Municipal de Saúde, da UNIFEI Campus de Itabira e de demais parceiros necessários. Para esta linha de frente serão mobilizados docentes, discentes e técnicos da Universidade a partir da integração dos grupos de pesquisa participantes.

Outra proposta da equipe é estruturar um projeto denominado “Momento da Ciência COVID-19”, por meio do qual pretende-se realizar enquetes com públicos e instituições sobre aspectos prioritários para uma comunicação oficial e pautada no conhecimento científico, incluindo as dúvidas mais frequentes sobre essa doença e a formulação de ações preventivas a ela.

A proposta não está restrita à produção de material digital, mas também prevê o uso de ferramentas tecnológicas que garantam a interação virtual necessária no momento. Para esta linha de frente também serão mobilizados professores, servidores técnicos e alunos da Universidade e parceiros já atuantes no Projeto Escola Ubuntu e no Programa em Rede, nos quais a UNIFEI Itabira é integrante/coordenadora.

Quem estiver interessado em participar das ações promovidas deve entrar em contato por e-mail com as integrantes da Comissão COVID-19 da UNIFEI Campus de Itabira:

Fabiana Costa Guedes (presidente): fabiana.costaguedes@unifei.edu.br

Giselle de Paula Queiroz Cunha (vice-presidente) – gisellequeiroz@unifei.edu.br