Plano de formação do professor abrirá 710 vagas de licenciatura

Professores das redes públicas de estados, municípios e do Distrito Federal, que não possuem curso superior ou que lecionam em área diferente da sua formação, devem ficar atentos à data de pré-inscrição do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) presencial. O período começa em 20 de janeiro de 2015 e se estende até 13 de março.

A Plataforma Freire, espaço dedicado ao educador no portal do Ministério da Educação, informa a oferta de 500 vagas para a primeira licenciatura e 210 vagas para a segunda licenciatura. Os cursos terão início em julho do próximo ano.

Em vigor desde 2009, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica abre todos os anos turmas especiais em cursos de licenciatura e em programas de segunda licenciatura, na modalidade presencial, exclusivas para educadores das redes públicas que não possuem formação superior na área em que atuam, conforme exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

A oferta de cursos, turmas e vagas obedece a uma dinâmica com três fases em sequência: as redes públicas e os institutos federais de educação profissional informam o número de vagas de que suas redes precisam; as instituições de ensino superior, que participam do Parfor, definem e informam a oferta de cursos e de vagas, e os educadores fazem a pré-inscrição na licenciatura que pretendem cursar. Todo o processo é realizado na Plataforma Freire.

Requisitos – Para ocupar as vagas da primeira licenciatura, o professor precisa atender diversos requisitos: estar vinculado a uma rede pública estadual, municipal ou do Distrito Federal; estar no exercício da atividade do magistério; não ter curso de licenciatura. A carga horária mínima é de 2.800 horas, das quais 400 horas de estágio supervisionado. A duração do curso é de quatro anos.

Já o educador com graduação em área diferente daquela em que leciona precisa estar há pelo menos três anos na rede pública para fazer a segunda licenciatura. Esse curso tem carga horária de 800 horas a 1.400 horas e duração entre dois anos e dois anos e meio. O Parfor também oferece formação pedagógica para docentes graduados não licenciados, no exercício da docência nas redes públicas. Essa formação complementar é de 540 horas, ministrada durante um ano.

Os cursos são gratuitos para todos os professores. O custeio é responsabilidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que repassa recursos para as instituições de ensino superior responsáveis pela formação, supervisão de estágios e certificação. Cabe às secretarias de educação oferecer aos cursistas material escolar, transporte, hospedagem e alimentação durante o curso.

Resultados – De maio de 2009, quando foi criado, a dezembro de 2012, o Parfor colocou em salas de aula 54,8 mil professores em turmas especiais, segundo balanço publicado pela Capes. No período, foram implantadas 1.920 turmas em 397 municípios. Professores das regiões Norte e Nordeste foram os que mais procuraram formação. Até 2012, o Parfor atendeu 28.073 educadores da região Norte e 20.781 do Nordeste. Na sequência, aparecem as regiões Sul (3.422 professores), Sudeste (1.847) e Centro-Oeste (753).

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica integra um conjunto de políticas públicas do governo federal em parceria com estados, municípios e instituições de ensino superior para transformar o magistério. Compõem esse grupo de políticas o Piso Nacional do Magistério, instituído em julho de 2008; os cursos de mestrado profissional para educadores das redes públicas; o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á Docência (Pibid), que visa o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores; o Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), que fomenta a inovação, a elevação da qualidade dos cursos do magistério, a valorização da carreira do professor.

Ascom MEC

 

Be a Party Perfect With Online Indian Evening Dress
cool math he’d talk about what an outcast he was

Fashion Tips for a Sales Rep
ballkleider These are just some of the ways to choose a wedding ring

old fashionista Suri Cruise caught wearing red lips
kleider There a lot of ways to go with this

Sandbaggers WOMEN’S ANNA GOLF SHOE PINK
free games online It looks like a reindeer

The Best Time To Book Melbourne Accommodation
online games tip product or service exceedingly physique with regard to runway

How to Subtract Mixed Numbers With Regrouping
games Research the regional and ethnic costumes of other cultures

Get That Logo On Your Clothing With Sydney Screen Printing Services
jeu gratuit If you want a more conservative look

Understanding How to Refinance with No Equity In Hand
onlinegames The 27 year old New Yorker

Shape characteristics of ancient jade
forever 21 produced by David Higgins

The 6 Weirdest Things That Statistically Lower Crime
cheap flights The black quilted calfskin is the same with its classic flap bag

Spa Birthday Party Ideas for a 9
mermaid wedding dresses what to wear any time you are logging hands in practicing tennis

The differences between cheap and Ghd hair straightener
watch game of thrones online free exactly why steve madden is actually a shoo
Checklist for choosing a best wholesale clothing store
watch game of thrones online free This fantastic post was very nicely written

Safety And Fashion With Collars And Leashes
free games online across Ferry make first right onto cut off road

Is Travelzoo Bartel’s Main Squeeze
vintage wedding dresses a leading women’s contemporary specialty retailer

Turn on the misting fans to fight the heat
cheap flights For a more relaxed and preppy at home look

USO Costumes of the 1940s
forever21 with her guardian

10 shoes guaranteed to make you smile
jeux fr with smart business strategies

Bad Credit Auto Loans Made Easy
games algebra and geometry without even knowing it

Any you’d like to stay buried forever and ever
ballkleider secondary school models vol