Plataforma criada por alunos e ex-alunos da UFSCar e da USP aproxima prefeituras e cidadãos

Ferramenta gratuita lançada este mês permite que gestores municipais de todo o Brasil respondam reclamações feitas na Internet

Motivado pelo crescente interesse das prefeituras em atender as demandas de cidadãos que expõem suas reclamações na Internet, um grupo de alunos e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos criou um canal de comunicação gratuito para que os gestores municipais respondam mais de 80 tipos de queixas da população. O grupo responsável pelo projeto já havia lançado em 2013 o aplicativo “Cidadera”, uma plataforma que mapeia de forma colaborativa os problemas urbanos. Com a ferramenta qualquer pessoa consegue apontar problemas como buracos nas ruas, entulho, mato alto e vazamento de água. Atualmente, já foram registradas cerca de dez mil reclamações abertas.

“Inicialmente criamos um serviço na Internet para cidadãos exporem suas reclamações publicamente, principalmente aquelas que não foram atendidas pelos canais oficiais. Com o aplicativo é possível ter uma visão geral de tudo que está errado na cidade e a quanto tempo os problemas estão sem solução”, explica Victor Morandini Stabile, engenheiro físico formado pela UFSCar e idealizador do projeto. “À medida que os meses passaram e o número de reclamações publicadas aumentou, prefeituras começaram a entrar em contato conosco. Percebemos que muitas delas gostariam de atender melhor seus cidadãos na Internet, mas não sabiam como”, explica.

O interesse motivou a equipe a construir uma ferramenta voltada especificamente para órgãos municipais. “Recebemos as reclamações, centralizamos e organizamos as demandas”, conta José Victor Bueno, engenheiro de software responsável pela implementação da ferramenta. “O gestor tem acesso aos detalhes da demanda incluindo relatos, fotos e a localização no mapa da cidade, adquirida pelo GPS do celular do reclamante. O que buscamos com isso é facilitar o trabalho das prefeituras e entregar aos gestores uma visão estratégica para tomada de decisões”, concluí Bueno.

Para utilizar o canal e responder os cidadãos, as prefeituras devem acessar o site www.cidadera.com/prefeituras e fazer o cadastro, que é gratuito. Já os cidadãos que querem expor suas insatisfações podem usar tanto o site www.cidadera.com, quanto o aplicativo disponível para download na App Store e no Google Play Store, também gratuitamente. Mais informações sobre o Cidadera pelo email cidadera@cidadera.com ou pelo telefone (16) 3412-8349.

Ascom UFSCar

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