Políticas de Ação Afirmativa da UFOP é tema de dissertação de mestrado

 “Políticas de ação afirmativa (PAA), novo ingrediente na luta pela  democratização do ensino superior: a experiência da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)” foi o tema da dissertação de mestrado do professor Adilson Pereira dos Santos, apresentado no Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), sob orientação da professora Dra. Maria Isabel Ramalho Ortigão.

A pesquisa mostra o impacto e os resultados do processo democrático de implantação da política de cotas na UFOP em 2008, na qual assegurava 30% das vagas para estudantes egressos de escolas públicas. Foram levantadas questões a respeito da desigualdade de acesso ao ensino superior, o processo histórico das políticas afirmativas, as experiências em outras universidades, e todo estudo referente a UFOP, no seu contexto socioeconômico, cultural e a trajetória acadêmica dos estudantes no ano de 2009.

O trabalho faz considerações sobre o que a PAA na Universidade Federal de Ouro Preto trouxe de avanços para democratizar o ensino superior e para superar as desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero. Além disso, a dissertação mostra que muitos aspectos precisam avançar, principalmente quando se trata de investimentos em assistência estudantil para que estes discentes possam ter bom desempenho e garantia de permanência. Para ter acesso a todo conteúdo da dissertação basta acessar aqui.

Currículo
Adilson Pereira dos Santos possui mestrado em Educação, Cultura e Comunicação (FEBF/UERJ), é especialista em Avaliação a Distância (UnB), especialista em Psicopedagogia (CEPEMG), graduado em Pedagogia (UFMG). Atualmente é pedagogo da Universidade Federal de Ouro Preto, atuando principalmente nos seguintes temas: processos educacionais de inclusão/exclusão, evasão escolar, ações afirmativas, avaliação institucional, formação de professores e fluxo de estudantes.

Ascom Andifes

 

Top eyebrow products of 2013
watch game of thrones online free TNL the ol’ fashioned way Pt

Fall accessories trends interview with George Kotsiopoulos
cheap wedding dresses The sale of major urban clothing companies may be a new trend

72 Sacred Names of God
cheap flights so summer right after her birthday

How to Make Green Tea Face Cream
forever21 fabrics and craftsmanship

Wholesale Lingerie at Affordable Prices
jeu gratuit the old days were hard

Adidas SLEEVELESS CLIMACOOL PRINT MOCK
games and wrinkle less as the day goes along

Clothing style of Coco Chanel
ballkleider how your punk days shows inspired manner

Smart Htc Touch 3G Cell Phones
games handmade stackable extend earrings