Portal de serviços do Governo Federal passa a disponibilizar serviços das universidades federais

Nesta terça-feira (12), a partir das 14h30, o Ministério do Planejamento promove uma cerimônia para celebração da publicação de todos os serviços das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Portal de Serviços do Governo Federal (servicos.gov.br).

O Portal de Serviços é uma ferramenta centralizadora de informações e serviços públicos digitais, criada para ampliar e simplificar o acesso dos cidadãos brasileiros aos serviços públicos digitais, inclusive por meio de dispositivos móveis. Entre os principais resultados da pesquisa está a adição dos serviços das instituições de educação ao serviços.gov.br. Com os mais de 900 serviços educacionais somados aos existentes no portal, os cidadãos brasileiros economizam tempo e etapas para encontrar serviços públicos. Agora, em um único endereço eletrônico, é possível acessar mais de 2,8 mil serviços.

De acordo com o diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Jr, “este trabalho foi apenas possível em função do grande envolvimento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES nos trabalhos do Censo de Serviços do Governo Federal, conduzidos pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), durante o segundo semestre do ano passado”.

Além da Andifes, o evento reunirá representantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF); da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos – Ministério da Economia; da Secretaria de Governo Digital (SGD) Ministério da Economia; e da Secretaria Especial de desburocratização, Gestão e Governo Digital (SED) Ministério da Economia.

Segundo Joelson, com a publicação destes serviços em um Portal único de prestação de serviços do Governo Federal, cidadãos brasileiros poderão acessar quase 1000 serviços identificados realizados por Universidades e Institutos Federais em todo o País.

Durante o lançamento oficial da integração dos novos serviços ao Portal, na Escola de Administração Fazendária (Esaf), também serão apresentados os principais resultados da pesquisa, com foco no nível de digitalização dos serviços públicos federais e sua forma de entrega à população.

Serviço:

Data: 12/02/2019
Horário: 14h30 às 16h
Local: Rodovia DF 001, Km 27,4 – Lago Sul – Brasília,DF

Compartilhe: