Portugal oferece cursos mais fracos que os do Brasil no Ciência Sem Fronteiras

Avaliação de universidades fez governo oferecer a intercambistas a chance de trocar de país

Dos 2.587 bolsistas do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF) que já estão em Portugal – o segundo principal destino do programa –, quase 70% foram para universidades consideradas mais fracas que as principais instituições brasileiras ranqueadas pelo SCImago , reconhecido grupo de pesquisa internacional que classifica os melhores locais para se estudar na América Latina, Portugal e Espanha.

A situação – que preocupa os gestores do programa e custa aos cofres públicos R$ 48 milhões por ano – fez com que o governo federal agisse. Na sexta-feira, cerca de 9,7 mil candidatos ao intercâmbio em Portugal foram notificados pelo CsF sobre a possibilidade de trocarem de país

Universidade de Coimbra tem metade dos bolsistas de graduação do Ciência sem Fronteiras em Portugal

Para chegar aos números, o Estado cruzou as informações sobre a quantidade de bolsas implementadas até janeiro de 2013 com o atual ranking ibero-americano da SCImago. Foram considerados índices de qualidade da produção científica e internacionalização dos pesquisadores.

Com base no prestigioso ranking QS World Universities , quando se compara o curso de Engenharia Civil da UFRJ com o da Universidade de Coimbra – que recebe a maior quantidade de brasileiros -, a instituição do Brasil se sai melhor.

No próprio site da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), umas das administradoras do programa, nenhuma universidade portuguesa é sequer listada como referência na seleção de melhores instituições europeias, muito menos na relação das mais destacadas em Engenharia e Tecnologia, área prioritária para o programa.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), também gestor do programa, diz que busca parcerias com as melhores universidades “disponíveis”. O CNPq informa ainda que o Ministério da Educação está desenvolvendo o programa Inglês sem Fronteiras para aumentar o número de bolsistas enviados para EUA, Canadá, Austrália e Grã-Bretanha.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Growth in China’s 2nd Tier Cities
watch game of thrones online free Test the shoes for up to 90 Days

How to Make a Gladiator Costume
free games online free high speed Internet

The Buckle Is On Sale
online games The dough can be frozen for up to 1 month

Candy Washing Machine Market Triggered The New Mini
cheap flights I suppose that everybody wearing a suit may be a symbol of unity

Take Proper Care of Oral Health While Using Tongue Piercing Jewellery
forever 21 with the motor running

changing style through the centuries
free online games Top 10 Fashion Magazines

What Can We Learn From Replica Coach Bags
ballkleider denim hat along with some adding percentage

The right choice of shades
cool math games Soft B or B2 pencils are used for general sketching