Prefeitura e UFRN realizam encontro técnico sobre cidades inteligentes

“Não vamos vencer a pobreza e a miséria se não trouxermos para cá, por meio de parcerias, experiências vitoriosas. Nós precisamos de tecnologia para fazer dessa uma cidade mais inteligente e humana. É uma decisão de governo”. Assim reagiu o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, ao encerrar a reunião técnica de colaboração ao anoitecer da última segunda-feira, 15, com representantes do governo brasileiro, da União Europeia, empresários estrangeiros, comunidade acadêmica da informação e inovação, reitores de instituições públicas do Rio Grande do Norte, diretores do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e gestores do município.

Liderada pela reitora da UFRN, durante hora e meia a comitiva multinacional expôs ao chefe do executivo municipal o impacto que eventos, como o Brazil-EU Cooperation on Human Smart Cities and FIWARE Workshop , que ocorre nesta terça e quarta, 16 e 17, no IMD, podem “acumular expertise e criar artefatos tecnológicos” para o uso diário pelos natalenses e, também, “tornar o mundo acadêmico mais atrativo”, enfatizou.

Por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura de Natal mantém uma parceria com a UFRN para desenvolvimento de soluções, como artefatos tecnológicos para a plataforma FIWARE, que tornem o viver dos 850 mil habitantes da cidade “mais inteligente e humano”.

Momento especial

Empresários e pesquisadores da Itália, Espanha, Portugal e outros países europeus detalharam perspectivas de transformação de governança da cidade e de criação de um novo ecossistema para proporcionar qualidade de vida e gerar riqueza. “Vamos aprender uns com os outros durante esse workshop. Essas inovações que serão apresentadas vão motivar as pessoas para coisas muito mais avançadas”, assim se reportou o representante da União Europeia, ao resumir a importância do evento internacional coordenado pelos professores doutores Álvaro de Oliveira, da Universidade Alto Helsinki, da Finlândia e Consultor do Banco Mundial na área de Inovação, e Thaís Batista, do IMD/UFRN e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação.

Além de definir um plano de ação para o desenvolvimento de soluções para Cidades Inteligentes e Humanas no Brasil, usando como infraestrutura comum a plataforma aberta FIWARE, o Workshop vai selar um momento histórico para o país: o acordo bilateral Brasil-União Europeia para o Programa Nacional Cidades Inteligentes e Humanas.

“Esta semana será um momento muito especial para a UFRN e a nossa cidade. As academias do país, do Rio Grande do Norte e de alguns países estarão mostrando seus trabalhos de pesquisa e de inovação”, disse a reitora Ângela Maria Paiva Cruz, ao agradecer a oportunidade do encontro.