Prêmio UFRGS de Tese destaca pesquisa de excelência produzida na Universidade

Seis teses foram selecionadas como as melhores defendidas na Universidade em 2013. Outros quatro trabalhos foram agraciados com menção honrosa

A Universidade agraciou, na manhã desta quinta-feira, dia 26, os vencedores do Prêmio UFRGS, premiação realizada pela primeira vez este ano, e que destaca trabalhos de qualidade superior aprovados nos cursos de pós-graduação da instituição durante o ano de 2013. Seis trabalhados foram agraciados com o prêmio UFRGS de Tese e outras quatro pesquisas receberam menção honrosa.

Instituído em poucas universidades do Brasil, o prêmio UFRGS de Tese recebeu 33 inscrições de trabalhos, representantes de metade dos Programas de Pós-Graduação da instituição nas áreas de Ciências Biológicas; da Saúde; Exatas e da Terra; Humanas; Engenharias; e Linguística, Letras e Artes. Para as próximas edições do prêmio, a meta é dobrar o número de participantes, despertando também nos pós-graduandos o desejo de participar do Prêmio Capes de Tese.

A solenidade de premiação ocorreu na Sala dos Conselhos, conduzida pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Vladimir do Nascimento, acompanhado pelo reitor Carlos Alexandre Netto e vice-reitor, Rui Vicente Oppemann. Participaram também da solenidade, além dos premiados e seus familiares, diretores de unidades acadêmicas e coordenadores dos PPG’s.

A premiação celebra o vigor da pesquisa produzida na UFRGS e reconhece o esforço de pesquisadores e orientadores na produção do conhecimento. “Além da qualidade, chama a atenção nos trabalhos selecionados a aplicabilidade do conhecimento gerado, voltado, em sua maioria, a resolver problemas práticos nas profissões”.

Ao parabenizar os autores dos trabalhos selecionados, o Reitor declarou que “o reconhecimento ao mérito é também um estímulo para que os pesquisadores sigam sua trajetória de aperfeiçoamento na geração de conhecimento. E esta é a melhor contribuição que a Universidade pode dar ao crescimento do país”.

Somado ao reconhecimento público da comunidade acadêmica, o autor, orientador, coorientador e programa de pós-graduação de cada tese destacada recebe o certificado da premiação ou de menção honrosa, e prêmio de R$ 7.000 para o autor e o orientador de cada tese premiada em 1º lugar.

A pesquisa sobre a produção de obras de arte a partir de lembranças e memórias do público rendeu à Ruth Moreira, atualmente docente na UNB, o destaque de melhor trabalho na área de Linguística, Letras e Artes.  “Receber o prêmio significa o reconhecimento da execução de um bom trabalho, e ter esse apoio é fundamental”, resumiu.

Na categoria menção honrosa um dos destaques foi a tese de Rosangela Werlang, que pesquisou o delicado tema dos suicídios na zora rural do Rio Grande do Sul. “É muito bom esse reconhecimento por nossos pares, especialmente no caso do meu trabalho, que foi difícil e doloroso de fazer, porque ninguém queria falar. Nós precisamos levantar essa questão, pois hoje são 3 pessoas ao dia que cometem suicídio na zona rural do estado. E não se tem noção disso e menos ainda um programa de prevenção à altura do problema”, finalizou, Rosângela.

Ascom UFRGS 

Peter Thomas Roth’s Camu Camu Collection
watch game of thrones online free belts and jewelry

6 Websites That Misunderstand Their Audience Hilariously
cheap bridesmaid dresses boots of every height

My road map to become an investor
cheapest flights strategies for adorning dress wear

The Responsibilities of a Fashion Event Planner
onlinegames Roll the dough into a rectangle about 1

How Can You Force Uninstall Fix it Utilities 8 Professional
jeu gratuit who moved west between roughly 1815 and 1880

5 great tutorials for embellished tights and leggings
kleider Considering that I’m studying full time while operating my business

What are some comfortable walking shoes that are actually comfortable
ballkleider 8 million during the first quarter of 2013

Accurate Control Of A Knuckleboom Truck Will Make Your Job Easier
games But before that