Presidente de órgão que faz o Enem é demitida

Novo ministro Aloizio Mercadante substituirá Malvina Tuttman, do Inep

Maria do Pilar Lacerda, secretária de Educação Básica, também deixará cargo; substitutos ainda não foram divulgados

O novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, decidiu substituir ontem a presidente do Inep, órgão responsável pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Também foi confirmada a saída da secretária de Educação Básica.

Malvina Tuttman (Inep) e Maria do Pilar Lacerda (Secretaria de Educação Básica) foram comunicadas que não permaneceriam no cargo pelo próprio Mercadante.

O ministério afirma que as mudanças “são próprias de uma nova gestão” e que não há “conotação política”. A pasta disse que outras mudanças ocorrerão.

A professora Malvina Tuttman estava a frente do Inep há um ano. Essa foi a terceira troca no órgão em menos de três anos. Em sua gestão, não houve falhas no sistema de inscrições do Sisu nem na impressão de provas.

Mas 14 questões do último exame precisaram ser anuladas para alunos do Colégio Christus, de Fortaleza.

Durante um pré-teste do Enem no colégio, em outubro de 2010, dois cadernos com questões foram copiados e distribuídos aos alunos da instituição, dias antes do Enem 2011.

A Polícia Federal indiciou um professor e uma coordenadora do Christus.

Também há contestações sobre a correção das redações, e estudantes conseguiram modificar suas notas.

Além disso, o Inep anunciou a realização de duas edições do Enem em 2012. As provas no primeiro semestre seriam em 28 e 29 de abril.

No entanto, dias antes de deixar o cargo para se dedicar à eleição para a Prefeitura de São Paulo, o ex-ministro Fernando Haddad (PT) anunciou o cancelamento da edição extra, por falta de condições técnicas.

A professora não comentou sua saída e em nota afirmou que o Brasil precisa de um Inep forte e que o instituto “está pronto para cumprir esse desafio”. O mais cotado para ocupar sua vaga é Luiz Cláudio Costa, secretário de Ensino Superior do MEC.