Presidentes do CNPq, Capes, Finep e Fapesp debatem fomento à inovação na UFSCar durante a Reunião Anual da SBPC

Mesa-redonda integra a programação da SBPC Inovação, que terá também conferências, minicursos, visitas técnicas e ações de disseminação de práticas relacionadas à área

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 12 a 18 de julho na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a inovação tecnológica terá um lugar de destaque, com atividades permeando todo o evento e reunidas sob a alcunha de SBPC Inovação. A Diretora da Agência de Inovação da UFSCar, Ana Lúcia Vitale Torkomian, que está coordenando essa programação, comemora a oportunidade. “São Carlos é conhecida como a Capital da Tecnologia. Temos várias experiências de sucesso por aqui e queremos marcar essa edição da Reunião Anual. É animadora essa atenção que poderemos dar à inovação, já que a realização da SBPC Inovação mostra que a comunidade científica valoriza o tema, porque sabe da importância que ele tem para o País e para o mundo”, avalia Torkomian.

A programação da SBPC Inovação terá mesas-redondas, conferências, minicursos, sessões especiais e visitas técnicas, além de ações voltadas à disseminação das práticas relacionadas à inovação no estande da UFSCar na feira ExpoT&C. Participam das atividades representantes do Governo Federal – dentre os quais os ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) –, de agências de fomento e de associações como o Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) e as redes de núcleos de inovação tecnológica dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

No dia 14 de julho, às 15h30, a mesa-redonda “Política de incentivo à inovação tecnológica nas instituições de Ciência e Tecnologia” reunirá os presidentes da Capes, Carlos Afonso Nobre, do CNPq, Hernan Chaimovich, da Finep, Luis Manoel Rebelo Fernandes, e da Fapesp, Celso Lafer. Outros temas que serão abordados são o papel das universidades no sistema nacional de inovação; os impactos da Emenda Constitucional nº 85, que atualiza o tratamento das atividades de CT&I, sobre a relação universidade-empresa; o estímulo ao empreendedorismo inovador; e as relações entre patenteamento e publicação.
A programação completa da SBPC Inovação pode ser conferida em www.sbpc.ufscar.br, bem como no site oficial da Reunião Anual (http://www.sbpcnet.org.br/saocarlos), integrada à programação científica como um todo, que também já está definida. Também no site oficial ainda é possível realizar, até o dia 6 de julho, a inscrição na 67ª Reunião Anual.

Ascom UFSCar