Professor da UFERSA lança livro sobre tecnologia do pescado

PUBLICAÇÃO

Tecnologia do Pescado: Ciência, Tecnologia e Legislação é o título do livro que o professor do Departamento de Ciências Animais da UFERSA, Alex Augusto Gonçalves, estará lançando na próxima terça-feira, 07, a partir das 11:30h da manhã, durante o World Aquaculture Congress/FENACAM, no Centro de Convenções de Natal. O livro está sendo lançando pela Editora Atheneu.

A obra, que conta com a participação de 49 profissionais da área de pesca e aquicultura, aborda temas relacionados à ciência e a tecnologia do pescado. “É a realização de um sonho de mais de 20 anos, desde que comecei a trabalhar com pescado, já na graduação em Oceanografia, onde pude vivenciar a carência de literatura especializada”, afirma o professor Alex Augusto que é mestre, doutor e pós-doutor.

O livro está organizado em quatro sessões: Ciência do Pescado, Tecnologia do Pescado, Inovação e Legislação. O objetivo, afirma o autor, é promover o avanço da pesquisa e o desenvolvimento da área de pescado, bem como estimular o progresso profissional de técnicos e pesquisadores da área.

Na parte relacionada à Ciência do Pescado, o professor aborda os aspectos importantes da qualidade geral do pescado, ou seja, por que são nutritivos, por que ficam impróprios para o consumo (podendo ser tóxicos e causar doenças), e, por que agrada a uns e outros não.

Na parte Tecnologia do Pescado o livro traz as tecnologias tradicionais e emergentes proporcionando aos leitores informações sobre qual a melhor maneira de se processar e estocar o pescado de forma segura, como aumentar seu tempo de conservação, e como reter suas características originais como cor, sabor e valor nutricional.

Na terceira parte, relacionada à Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos, o autor faz uma abordagem inédita sobre o processo de desenvolvimento de produtos oriundos da pesca e aquicultura, bem como, as inovações, ingredientes, aditivos e embalagens mais utilizadas, os principais problemas enfrentados no processo de desenvolvimento de produtos, as tecnologias de obstáculos (barreiras ou obstáculos que microorganismos têm que superar para sobreviver, multiplicar ou produzir toxinas), e a estimativa da vida de prateleira.

Na parte relacionada à Legislação, o livro traz as principais resoluções, portarias, instruções normativas, relacionadas ao setor pesqueiro, que estão disponíveis na América do Norte (Canadá e Estados Unidos), América do Sul (Brasil e Mercosul), e Europa (União Européia, Codex Alimentarius).

“No final do livro, trazemos uma síntese das principais espécies comerciais de pescado em cada região do Brasil, uma extensa tabela de composição química de importantes espécies e produtos de pescado, bem como exemplos de fluxogramas operacionais dos principais processamentos do pescado”, informa o professor Alex Augusto.