Professor da UNIR lança livro sobre a crise brasileira

O professor doutor Vitor Cei, do Departamento de Línguas Vernáculas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), e o professor mestre David G. Borges, da Universidade Federal do Piauí, organizaram o livro Brasil em crise: o legado das jornadas de junho, publicado pela Praia Editora, de Vila Velha/ES. O e-book gratuito inclui artigos dos professores e pesquisadores Marcelo Barreira (Universidade Federal do Espírito Santo), Paulo Resende (Universidade de Vila Velha), Davis Alvim (Instituto Federal do Espírito Santo), Guilherme Moreira Pires (Universidad de Buenos Aires), Felipe de Aquino e Flávio Soeiro.

A obra tem como objetivo compreender, mais do que as jornadas de junho de 2013 em si, o espírito da insurreição, o cenário e os interesses que a incubaram. Nesse sentido, discute temas como o papel desempenhado pela mídia na cobertura dos protestos, a estratégia black bloc e o autoritarismo do Estado.

Lançado na forma de e-book, o livro poderá ser acessado e baixado gratuitamente no blog da Praia Editora. “Assim, aponta para uma nova lógica econômica, que vem se tornando uma tendência global: economia do compartilhamento, ou economia do consumo colaborativo, revelando que o acesso livre é mais importante do que o dinheiro e a posse”, comentou o professor Vitor Cei.