Professor de Educação Física do Cefet/RJ cria vídeos com treinos para fazer em casa

Diante da necessidade de se manter em isolamento devido ao avanço da epidemia de COVID-19, o professor de Educação Física do Cefet/RJ Rafael Mota preparou uma série de vídeos para ajudar servidores, alunos e seus familiares a manterem o corpo em movimento, especialmente para aqueles que costumam ficar trabalhando ou estudando durante muito tempo sentados.

“Estamos em uma situação de isolamento social, mas é importante não criarmos desculpas para não nos movimentarmos. Quinze minutos diários de atividade física proporcionam uma melhora no condicionamento e nos retiram do sedentarismo, combatendo o aparecimento ou o agravamento de outras comorbidades”, destaca Rafael.

O professor criou uma sequência de oito vídeos com dicas para combater o sedentarismo e obter maior consciência corporal, além de algumas propostas de treinos simples, que podem ser feitos em pequenos espaços, como a sala de casa.

Confira, abaixo, a série de vídeos criada pelo professor:

  1. Apresentação da iniciativa e da proposta do Comitê Central de Acompanhamento do Coronavírus (COVID-19);
  2. Combate ao sedentarismo: cuidado com a ausência de exercícios físicos;
  3. A relevância e os benefícios de ter uma boa consciência corporal;
  4. Alongamento: a preparação da sua musculatura deve ser diária e o alongamento é um dos recursos que trazem inúmeros benefícios;
  5. Exercite-se em casa com recursos simples;
  6. Treino Intervalado de Alta Intensidade para trabalhar sua musculatura e desenvolver o sistema cardiorrespiratório. Atenção! A atividade tem que ser feita no ritmo de cada um;
  7. Alongamento superior. Exercícios com poucos recursos, seja criativo!;
  8. Abdominais para fortalecer a musculatura e amenizar as dores nas costas.