Professor e alunos de Física da UFTM criam Clube de Astronomia

Registrado como projeto de extensão universitária do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, o Clube de Astronomia de Uberaba foi criado no último dia 12, numa iniciativa do professor Marcos Dionísio Moreira e estudantes da UFTM. O Clube, aberto ao público, terá reuniões semanais a serem realizadas na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães.
Segundo o coordenador, Marcos Dionísio, o objetivo do Clube é divulgar a astronomia de forma contínua em Uberaba, propiciar a conexão com outros eventos de divulgação científica da UFTM, bem como divulgar eventos e atividades de astronomia e de temáticas correlatas a nível nacional.

Nas reuniões semanais, sempre às sextas-feiras, das 14h às 16h, estarão em pauta temáticas como Astronomia, Astrofísica, Astrobiologia, Desenvolvimento tecnológico e a Astronomia, Astrofotografia, Etno-astronomia, Cosmologia, Vida Extraterrestre, Física, outros temas afins e efemérides mais próximas. “Os assuntos trabalhados servirão de auxílio a interessados em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Será um ambiente profícuo para estudos e pesquisas para a área de ensino de astronomia em Uberaba”, avalia o professor Dionísio.

O Clube também promoverá mesas-redondas abordando matérias publicadas em jornais e revistas. Os palestrantes serão estudantes do Curso de Física, professores dos cursos de licenciaturas em Física, Biologia, Química e Matemática da UFTM e, sempre que possível, a participação de convidados externos, informa o coordenador. Uma atividade que já está prevista é a realização do concurso “a melhor foto de pôr do sol”.

Aberto a todas as pessoas interessadas, apenas com a recomendação de ter acima de 12 anos, a equipe do Clube de Astronomia é integrada por 16 estudantes da UFTM e conta com o apoio da Biblioteca Pública de Uberaba.

Serviço
Clube de Astronomia de Uberaba
Reuniões semanais: sextas-feiras
Horário: 14 às 16 horas
Local: Auditório da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães
Rua Alaor Prata 317 – Centro – Uberaba – MG
Aberto ao público