Professora da UFSCar lança livro sobre ensino de música para pessoas com deficiência visual

Obra apresenta ferramentas pedagógicas para que o educador musical conheça mais sobre a realidade do aluno nesse contexto

A professora e pesquisadora da licenciatura em Educação Musical da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Shirlei Escobar Tudissaki, lança o livro “Ensino de música para pessoas com deficiência visual”, publicado pelo Selo Cultura Acadêmica, da Editora Unesp. A obra apresenta ferramentas pedagógicas para que o educador musical conheça mais sobre a realidade do aluno com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), bem como as adaptações necessárias para o aprendizado musical, possibilitando experiências musicais significativas em sala de aula. O livro aborda também os fundamentos legais e teóricos atualizados. Seu público-alvo consiste em educadores musicais, educadores, musicoterapeutas, músicos e demais interessados no tema.

De acordo com Shirlei, a obra traz situações concretas em sala de aula por meio de uma pesquisa de campo realizada na Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual (Laramara), especialista no ensino para pessoas com deficiência visual. “Além de trazer questões técnicas e pedagógicas voltadas para o ensino de música para esse público, o livro também busca um enfoque sobre a legislação brasileira, os aspectos biológicos da deficiência visual e o histórico da educação para pessoas com deficiência de qualquer natureza sendo, dessa forma, interessante e acessível para o público de maneira geral”, ressalta a professora.

Ainda segundo a docente, o ensino de música para pessoas com deficiência visual é um desafio – tanto por conta da carência de material pedagógico especializado quanto devido à ausência de profissionais qualificados para trabalhar com este público. “Apesar da inclusão da pessoa com deficiência ser um tema amplamente contemplado na legislação brasileira, os processos de ensino e aprendizagem musical para este público ainda são pouco estudados em pesquisas científicas da área”, lembra. Nesse sentido, a obra visa auxiliar educadores musicais no entendimento da realidade dessas pessoas e, assim, possibilitar novas atividades em sala de aula.

O livro “Ensino de música para pessoas com deficiência musical” já está disponível para compra e pode ser adquirido pelo site da Livraria Unesp, em www.livrariaunesp.com.br, ou pelo site da Livraria Clássicos, em www.lojaclassicos.com.br.

Sobre a autora
Shirlei Escobar Tudissaki é doutoranda e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Unesp, na área de concentração em Educação Musical. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); bacharelado em instrumento – piano pela Universidade do Sagrado Coração (USC). Atualmente é professora no curso de Licenciatura em Educação Musical da UFSCar, coordenadora e professora do setor de Educação Musical do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí.
Atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Música do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX/UNINTER) e, durante mais de 10 anos, na Associação Amigos do Projeto Guri, onde foi responsável pela Coordenação Pedagógica dos 29 livros didáticos do Projeto Guri. Especializou-se em coro infantil e pedagogia musical com diversos profissionais no Brasil e no exterior.

Ascom UFSCar