Professora do Icex/UFMG é agraciada com o prêmio Capes-Elsevier

A professora Cibele Comini César, do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, receberá o Prêmio Capes-Elsevier 2015, em cerimônia que será realizada no dia 12 de novembro, em Brasília.

Iniciativa da Editora Elsevier, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o prêmio reconhece pesquisadores brasileiros que, em sua carreira acadêmica, apresentam produção científica de destaque e excelência retratada na base de dados Scopus (http://www.scopus.com/), a mais ampla plataforma de resumos e citações de literatura científica mundial.

Na avaliação da professora Cibele Comini, o prêmio carrega um significado especial, pois valoriza o trabalho dos profissionais da estatística que analisam dados em busca de respostas para os problemas sociais. “O reconhecimento a esse grupo de pesquisadores deve ser equivalente ao dos profissionais que desenvolvem as metodologias”, defende.

Vencedora na categoria Ciências Sociais Aplicadas, Cibele Comini é professora do Icex desde 1983. Trabalha com modelagem estatística, em parceria com pesquisadores das áreas de saúde pública e demografia, com ênfase em análise de dados que apresentam estrutura de correlação, sejam eles transversais (multiníveis) ou longitudinais.

Cibele Comini graduou-se em Estatística na UFMG, é mestrem em Estatística pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e doutora em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da UFMG.

Agência de Notícias – Universidade Federal de Minas Gerais