Professores e alunos da UFRJ ocupam Cinelândia contra cortes no orçamento

“UFRJ na praça” terá agenda com tendas, palestras, oficinas e shows

RIO – Funcionários e estudantes da UFRJ unem forças nesta quinta-feira, na Cinelândia, no Centro, para protestar contra os cortes no orçamento sofridos pelas instituições públicas de ensino superior. A manifestação se dará por meio do ato “UFRJ na praça”, que terá uma agenda de atividades executada ao longo de todo o dia.

Organizado pelo comando local de greve dos professores, o evento tem apoio dos técnicos e alunos da instituição, que também estão paralisados. Segundo a professora da Escola de Serviço Social e diretora da Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj), Cleusa Santos, a ideia é fazer com que a sociedade enxergue com clareza o valor de uma intuição desse porte, bem como a importância de investimentos.

– Faremos aulas públicas sobre temas como greve e ajuste fiscal, e professores da educação infantil estão preparando atividades especiais para crianças. Já os alunos da Nutrição e da Gastronomia promoverão atividades sobre saúde alimentar, enquanto alunos da Educação Física farão apresentações de dança – cita a professora.

Para a realização do ato, serão montadas 12 tendas na Cinelândia, que também vão abrigar exibição de filmes, debates, palestras, oficinas de dança e costura e saraus.

O evento começa às 11h e segue até a noite, sendo encerrado por um ato-show unificado das universidades públicas do Rio. A entrada é gratuita.

Eduardo Vanine – O Globo