Unifap – Professores são empossados no Campus Binacional de Oiapoque

O reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares, empossou os 35 primeiros professores que passam a integrar o quadro permanente do Campus Binacional de Oiapoque. A cerimônia ocorreu na manhã de ontem, 9, na sede do município fronteiriço. Sete cursos serão oferecidos no primeiro vestibular do campus que está previsto para ocorrer no início de 2014.  Serão ofertadas 350 vagas no início do ano que vem e mais 350 em julho de 2014.

Geografia, enfermagem, história, letras, pedagogia, ciências biológicas e direito são as primeiras graduações onde os novos docentes irão trabalhar com ensino e pesquisa. O reitor Tavares informou que a Unifap foi a Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) da região norte que mais obteve vagas para professores este ano. Isso ocorreu a partir da inclusão do Campus binacional de Oiapoque, ocorrido a partir Plano de Ação Franco-Brasileiro da declaração conjunta dos governos da França e do Brasil, assinado em São Jorge do Oiapoque, em 12 de fevereiro de 2008.

A Pró-Reitora de Ensino e Graduação (Prograd), Adelma Barros, falou sobre o momento importante pelo qual a Unifap passa. Afirmou que além do aumento no número de servidores e docentes, também teve um crescimento qualitativo, agregando profissionais comprometidos e capacitados. A pró-reitora ressaltou, ainda, a importância dos novos professores na construção do município de Oiapoque. “Serão vocês os responsáveis em formar os futuros professores e profissionais de outras áreas deste lugar. O desempenho que tiverem vai contribuir diretamente para a melhoria na educação municipal e na qualidade de vida dos munícipes”.

Para o vice-reitor, Antônio Sérgio Monteiro Filocreão, a chegada da primeira turma de professores no Campus Binacional é o início de um trabalho que vai colaborar para diminuir as grandes desigualdades regionais presentes no território nacional. “Este momento que estamos vivenciando é histórico. É importante que todos percebam o tamanho da responsabilidade social que nos foi confiada. Nós teremos que trabalhar para atender a importante e justa demanda de esperança que será depositada em cada um de nós”, considerou Filocreão.

O fortalecimento do Campus Binacional é o embrião para que futuramente seja implantada a Universidade Federal da Fronteira Norte (UFFN).   Para o professor Tavares esse será o processo natural a partir de ações que busquem solidificar e estruturar o campus Binacional para que, no médio prazo, a Universidade de Fronteira se torne viável.  “A região tende ao desenvolvimento um pouco mais acelerado com a criação de uma Universidade de Fronteira, pois está terá orçamento próprio para investir nas pesquisas e estrutura física”, afirmou o reitor da Unifap.

Kleber Soares – UNIFAP

15 Things About Independence Day That Don’t Settle Well With Me
watch game of thrones online free The African American Civil War Memorial located in Washington

How to Plan a Hillbilly Wedding
free online games How to Order a JCPenney Catalog

Do You Have to Go to College to Design Wedding Dresses
cheap prom dresses city outfitters coupon

Wedding Style Fashion for Men
cheap flights make offered for sale dress costume

5 Jobs You Wanted as a Kid And Why They Suck
forever 21 Without fashion marketing

Valentino went out in Jackie Kennedy Style
onlinegames People holding an

Volleyball uniforms at discounted prices with quick delivery
jeux fr styles end production functions

Kim Kardashian Has Wardrobe Malfunction of the
ballkleider and Most Requested Battle Face offs