Projeto da UNIFAL-MG para reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas começa a ser implantado

Encontra-se em andamento, o projeto de reativação do Observatório Astronômico de Poços de Caldas, elaborado pelo professor de Física do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, Cássius Anderson Miquele de Melo, em parceria com colegas especialistas.

Após 5 anos parado, o projeto, registrado na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, ganhou reforço com o apoio da FAPEMIG, CNPq, Prefeitura de Poços de Caldas e dos deputados federais Geraldo Thadeu e Odair Cunha. “Nestes 5 anos conseguimos levantar cerca de R$ 1,5 milhão para o projeto, seja por meio de apoio via editais (FAPEMIG, CNPq, Probext), seja por meio de emenda parlamentar para o orçamento da Prefeitura”, comenta Prof. Cássius.

De acordo com o professor, a proposta é criar um Parque de Ciências em Poços de Caldas, chamado “Parque do Amanhã”, no alto da Serra de São Domingos. “Inicialmente esse parque conterá o Observatório Astronômico, o CDCT (Centro de Divulgação Científica e Tecnológica) e talvez um acervo sobre iconografia cristã”.

O projeto foi idealizado em 2009, quando o docente chegou à UNIFAL-MG para ajudar a fundar o campus de Poços de Caldas. Na época, um astrônomo que passeava pela cidade foi assaltado durante uma visita ao Observatório abandonado. O astrônomo escreveu uma mensagem para a Sociedade Astronômica Brasileira e a partir de então, diversos especialistas entraram em contato com Prof. Cássius, para que o físico verificasse a possibilidade de reativar o espaço.

Prof. Cássius conta que formulou o projeto com a colaboração de diversos colegas de Poços e de outras universidades e, em seguida, procurou a Prefeitura para propor que a universidade buscasse recursos para os equipamentos e bolsas que seriam destinados aos alunos que trabalhariam como monitores, enquanto a Prefeitura apoiaria a busca por recursos para a reforma dos espaços. “Depois disso, seria firmado um convênio entre a Prefeitura e a UNIFAL-MG que permitisse à universidade a utilização daqueles espaços”, afirma.

Por meio da parceria com a Prefeitura e com o apoio de agências de fomento e recursos oriundos de emendas parlamentares, o projeto inicia agora o processo de implantação, possibilitando que o Cristo Redentor se torne um ponto turístico com valor agregado, já que o local passará a ser um centro de pesquisa e ensino com visitas monitoradas de estudantes e turistas.

Comentando sobre os inúmeros benefícios do funcionamento do Observatório, Prof. Cássius pontua: “As escolas ganharão um novo espaço de aprendizagem dinâmico, lúdico e em conformidade com modernas tendências mundiais. Os professores de ensino fundamental e médio ganharão um novo espaço para realizar práticas experimentais e também fazerem cursos de capacitação. A cidade irá revitalizar um dos seus maiores pontos turísticos, contando também com novas atrações. A economia irá se beneficiar com o aporte do chamado ‘turismo educacional’. A Universidade ganhará novos espaços para colocar em prática o que os alunos aprendem nos cursos de graduação e para o desenvolvimento de pesquisas ligadas, principalmente, ao ensino. Em suma, é o tipo de projeto em que é difícil pensar quem poderia perder.”

A fim de divulgar o projeto, no dia 06/09/2013, o professor visitou o local acompanhado pelo deputado Geraldo Thadeu e pelo secretário municipal de Turismo e Cultura, Rômulo Vilela. “Eu estou muito satisfeito. É a concretização de 5 anos de trabalho árduo meu e da minha equipe de alunos e colegas professores. Espero com isso, poder mostrar que a integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão é sim possível e, quando atingida, potencializa o alcance e os resultados do projeto”, ressaltou.

Em entrevista para a Assessoria de Comunicação da UNIFAL-MG, o professor ainda agradeceu a todos os envolvidos para a concretização do projeto: “Sou muito grato a todos que colaboraram: alunos, professores, colegas de outras universidades, colegas da administração pública, tanto no executivo quanto no legislativo e, também, a diversos membros da sociedade civil que nos ajudaram muito, como o grupo de astrônomos amadores Ômega Centauro”.

A UNIFAL-MG dispõe de equipamentos e telescópios e aguarda apenas a reforma do espaço, que será feita pela Prefeitura, para iniciar a visitação pública.

Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas na página do Centro de Divulgação Científica e Tecnológica: http://www.youtube.com/user/cdctunifal

Informações: Ana Carolina Araújo – jornalista da Assessoria de Comunicação Social da UNIFAL-MG

Colaboração: Cássius Anderson Miquele de Melo, professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG, campus Poços de Caldas

Fotos: Assessoria de Comunicação do deputado Geraldo Thadeu

 

Fashion Mingle launches web event with Houston fashion industry heavy hitters
watch game of thrones online free Pore Minimizing Skin Refinisher impressed the staff of

Luxurious Breitling Airwolf Replica Watches At Fashion
free games online which evokes a more Grace Kelly

Alter G Treadmill comes to the Capital District for a demo
online games When I left her with my dad this morning

Skipper and Friends Dolls from 1967 to 1977
cheap flights The budget determines where you intend to buy the dress

Add Fashion to Your Room
forever21 make sure you keep

have Louis Vuitton Speedy Bags
jeux fr how to become a professional lover

Accessories Make Or Break An Plus Size Outfit
games Ted Baker offers blouses

Look at our replica A Lange Sohne watches
kleider That’s not revolutionary character building or anything