Proposta de residência no âmbito do SUS é bem recebida pelos ministros

A comissão de especialistas que estuda o programa Mais Médicos propôs que os programas de residência sejam universalizados até 2017 e desenvolvidos integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Também recomendou que o primeiro ano da residência seja cumprido obrigatoriamente no atendimento à atenção básica e no serviço de urgência e emergência, como parte do período de formação do especialista.

A proposta foi debatida nesta quarta-feira, 21, pelos ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e da Saúde, Alexandre Padilha. O modelo foi apresentado durante reunião, realizada no Ministério da Educação, entre diretores e coordenadores de cursos de medicina de universidades federais, bem como com membros da comissão de especialistas, da Associação Brasileira de Educação Médica e Fórum Nacional de Dirigentes de Escolas Médicas.

“A Medida Provisória previa que essa fase de formação em serviço poderia contar para residência”, explicou o ministro Mercadante. “A opção de todos os especialistas é que seja na modalidade da residência e que os alunos façam sim essa vivência na atenção primária, urgência e emergência durante seu processo de especialização de residente. Isso dialoga com a MP e cria unanimidade nesse entendimento com os especialistas”, salientou o ministro.

A proposta também foi bem recebida pelo ministro Padilha. “Estamos otimistas quanto à proposta de tornar a residência universal e integrada ao SUS”, disse. “Durante todo o período de sua formação na especialização, o médico atuará junto à população, dedicando o primeiro ano da residência à atenção básica e urgência e emergência, setores fundamentais para a formação mais humanizada desse profissional. Esse é um ponto central para o governo, aprimorar a formação médica generalista e garantir uma vivência necessária no sistema público de saúde”, disse o ministro Alexandre Padilha.

A regulamentação, diretrizes curriculares e padrões de preceptoria, no âmbito de um projeto pedagógico orientado para o SUS, ainda serão debatidas e definidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), nos próximos meses.

Entre as medidas previstas no programa Mais Médicos está a expansão de 12 mil vagas em residência médica no país e ampliação de 11.447 vagas em graduação.

(Ascom MEC)

Schoolyard Crowd Foments against White
free games online traditional fried chicken

The Nike Flyknit Inspiration Album
cheap prom dresses macerich’s top dog presents over at citi multinational real property boss office meeting records

Skechers Shape Up Shoes Vs
cheapest flights Glamorous gowns will be replaced by simple suits

How to Clean Leather Settees
forever21 I always keep eTools open in a window on my work computer

The Top Shopping Districts You Must Visit in Korea
onlinegames And it fits fucking perfectly

American Eagle Outfitters Management Discusses Q1 2012 Results
jeux let me wear normal bras and do not have plunging necklines

response rate on yellow letters So far
kleider 2014 is setting up well for off price retailers

Fashion events this week in San Francisco
ballkleider in a joke