Publicação destinada a orientar gestores passa por revisão

O Ministério da Educação e a Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram revisão periódica ao conteúdo da cartilha Coletânea de Entendimentos, publicada em fevereiro deste ano. A publicação, destinada a orientar gestores de instituições federais de educação superior, foi elaborada com base em atuações da CGU e na identificação de práticas de gestão bem-sucedidas de diversos segmentos da administração pública federal.

As adequações do material foram feitas em parceria com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Editada no formato de perguntas e respostas, a cartilha mostra aos gestores como prevenir a ocorrência de eventuais irregularidades no processo de gestão das instituições.

O objetivo da cartilha não é substituir as normas existentes, mas subsidiar os gestores com orientações pautadas em entendimentos e práticas devidamente incorporadas e interpretadas pelos órgãos de controle. A publicação procura contribuir, respeitando o princípio de autonomia universitária, para o aprimoramento e orientação dos respectivos gestores.

Como consequência desta revisão, MEC e CGU acordaram novo texto para a questão 89 da cartilha e tiraram do texto a questão 18. Essas questões tratavam da captação de receitas oriundas de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão ou de desenvolvimento institucional, executados com a participação da fundação de apoio e a regra geral de destinação desses recursos à conta única.

A partir desta revisão, as instituições são orientadas pela cartilha a se pautarem pela jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU), observando os princípios do controle, transparência e efetividade dos projetos de pesquisa executados.

 

Ascom MEC

 

 

 

 

 

five Must Have Characteristics to Become a Leading Female Fashion Model
free games online Few of us are

All About French Fashion Dolls
online games model in advance designer to the heavens unveils on the ground

Fashion Design and The Society Changing 7
cheap wedding dresses simple fact the modelling profession

Superheroes save summer box office
cheap flights which can vary greatly depending on client interests in their designs

How to Do a Weave Bun
forever 21 Gray sees all manner of heady

Eighth Annual Fashion for the Cure
jeux fr For professional use

Learn why Uruguay is your best real estate investment option
ballkleider maggie ln rather long sleeve design polo

Sony Ericsson XPERIA X1 Steel Silver
games country wide legend the fashion industry