Reforma universitária ficou acanhada diante de avanços, diz Haddad

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que o texto base da Reforma Universitária em tramitação no Congresso Nacional precisa ser alterado face às mudanças implementadas pelo governo Lula nos últimos anos. Segundo ele, o texto já se tornou “anacrônico” e ficou “acanhado.”

De acordo com Haddad, o projeto, que está parado na Câmara, já está velho por conta das ações tomadas desde 2004 (ano em que o texto foi apresentado) pelo governo. Ele citou, como exemplo, o programa de expansão das universidades federais e a redução de juros do programa de financiamento estudantil (Fies). “É possível retomar o texto à conveniência dos avanços alcançados até o momento. O cenário é outro e o texto não pode ser diferente”, avaliou.

O ministro participou de audiência pública da comissão especial destinada a analisar o projeto de lei (PL 4212/04) que trata da Reforma Universitária ontem. Dentre as iniciativas já adotadas pelo Governo, ele citou a alteração do processo seletivo para o ingresso nas universidades. Haddad lembrou que 50 instituições publicas vão adotar o Exame Nacional do ensino Médio (ENEM) como fase única do processo seletivo.

O ministro expôs ainda aos parlamentares que a estruturação e a expansão das universidades federais atende mais de 100 municípios e que nenhuma dessas iniciativas fazem parte do projeto encaminhado anteriormente. Os deputados Antônio Carlos Biff (PT-MS) e Maria do Rosário (PT-RS) também defenderam as mudanças no texto da reforma. Concordam que o texto ficou “acanhado” uma vez que a educação brasileira deu um “salto de qualidade” no último período. Os parlamentares esperam que o relator contemple os avanços conquistados.

Benildes Rodrigues